Evangelização

Saiba mais sobre os objetos litúrgicos Manustérgio e Véu do Cálice

Pe. Rafael Oliveira da Silva fala sobre a função e o significado de cada um.

No quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 3, o Pe. Rafael Oliveira da Silva, membro do Conselho Presbiteral, explicou o que é o Manustérgio e também o Véu do Cálice, ambos os objetos litúrgicos simbólicos utilizados durante as celebrações eucarísticas. (Assista ao vídeo abaixo)

“Manustérgio vem da palavra ‘mãos’, e é aquela toalhinha onde o padre, depois que ele coloca o pão e o vinho sobre o corporal, lava suas mãos. Não é que o padre lava as mãos, porque estão impuras, mas sim porque o grande mistério é um tão profundo que ele precisa lavar as mãos mais como um símbolo para dizer que ele não é nem digno de tocar naquilo normalmente. Então, precisa-se de lavar as mãos”, explicou o padre.

Veja também:

Segundo o sacerdote, as pessoas confundem esta ação com os atos de Pilatos. “Não tem nada a ver, pois o ato dele é como se ele estivesse deixando tudo para lá e não assumindo nada, e na Eucaristia é pelo contrário, ele assume. Então, esse lavar as mãos é uma ação simbólica por causa do mistério que ele fará”, ressaltou.

Outro objeto é o Véu do Cálice, o que fica por cima do cálice. “Fica na credência, pois como se coloca o sangue de Cristo é um local muito sagrado. Então, o véu vem para tampar e dar também uma solenidade, uma importância para esse vaso sagrado, vaso por excelência. Então, por isso colocamos o véu para poder ser colocado o Sangue de Cristo e representa toda a santidade também”, explicou Pe. Rafael.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno