Evangelização

Entrevista: Educação e Religiosidade

Coordenador da catequese do Santuário Sagrada Família, Jonas Tavares, fala sobre o tema no Programa Pai Eterno.

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 21, exibiu uma entrevista sobre a Educação aliada à religiosidade. Quem falou sobre o tema foi o coordenador da catequese do Santuário Sagrada Família, Jonas Tavares Neves. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Jonas, quais são os desafios da Educação hoje e, principalmente, a Educação vinculada à nossa religião católica?

Jonas Tavares: Acho que o maior desafio hoje de pais, professores e catequistas é trazer para os jovens e adolescentes uma consciência crítica. Não dá para tirá-los e colocar em um casulo. Então, temos que ensiná-los a criticar.

Douglas Branquinho: Além da educação formal, qual é a importância de se passar para os filhos, para os jovens, a educação religiosa?

Jonas Tavares: Eu acho que a religião é a base para todo ser humano. É a base para se ter uma vida melhor. Então, é muito importante e a família tem uma influência importante nesse processo, pois ela leva as crianças às experimentarem pelo exemplo. O pai e a mãe ensinam primeiro com as atitudes, primeiro com o que eles fazem, e depois com o que eles falam.

Douglas Branquinho: Como Igreja, como que vocês tentam exercer essa colaboração junto à família, junto aos pais na formação dos jovens e das crianças?

Jonas Tavares: Como Igreja, o importante é que nós tentemos ensinar os pais, colaborar com os pais nessa formação. É dar uma consciência primeiro para os pais, nessa consciência que eles têm nesse processo e trazê-los a viver esses Sacramentos, essa vida comunitária e, com isso, os filhos vão aprendendo com isso tudo e os pais também. Acho que o importante é realmente trazê-los. Independente de qualquer forma que for trazê-los a esse convívio e, a partir do momento que a pessoa está aqui, Deus faz a obra acontecer.

Douglas Branquinho: Com o mundo oferecendo tantos atrativos, como trazer as crianças e os jovens para os ensinamentos cristãos, para a Igreja?

Jonas Tavares: É fazer com que o jovem perceba que ele está colocado em primeiro lugar, que eu dou o exemplo e, a partir daí, ele vai aprendendo. Minha filha, que hoje está com nove anos, mas quando estava com sete, ela me disse que queria confessar e eu levei. Então, isso significa que eles vendo a gente viver, eles também terão vontade de viver.

Douglas Branquinho: O catolicismo é muito importante na vida de uma criança e na vida de um adolescente?

Jonas Tavares: Sim. Muito importante e mais vivido do que falado. Eu tenho que ser o catolicismo para o meu filho.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno