Equipe da Afipe marca presença no Multicom 2017

Durante o encontro foi anunciado que a próxima edição, em 2019, será realizada em Goiânia (GO).

O Programa Pai Eterno desta terça-feira, 22, exibiu uma reportagem especial sobre o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), sediado em Joinville (SC). Com o tema “Educar para a Comunicação”, o encontro reuniu comunicadores de diversas mídias de todo o Brasil. A equipe da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) marcou presença por lá e participou de várias oficinas. (Assista ao vídeo abaixo)

O presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Darci José Nicioli falou sobre a importância de discutir o tema em um encontro nacional. “Educar para a comunicação é na verdade se qualificar para melhor exercer o trabalho da comunicação, enquanto agentes da comunicação, mas também colocar todo o ecossistema da comunicação à serviço da Educação. São realidades que se completam e nós acreditamos que um mundo novo nasce a partir dos valores e dos princípios do Evangelho. Nós não comunicamos outras coisas a não ser nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.

Foram dias de muita partilha e aprendizado para comunicar a fé sempre em comunhão com a Igreja Católica. “O benefício maior que sinto e primordial é o fortalecimento da Pastoral da Comunicação. É o crescimento espiritual dos comunicadores, não todos aqueles que fazem parte da pastoral, mas que trabalham nos meios de comunicação católicos, nas TVs e rádios. Acredito que esses benefícios de se fortalecer na fé, de se aprofundar na reflexão, nessa troca de experiência, com certeza é primordial. Saímos daqui todos fortalecidos, ganha a Igreja, o comunicador, que sai com mais força para anunciar a Boa Nova de Deus”, afirmou o assessor de comunicação da Diocese de Joinville, Pe. Ivanor Macieski.

Veja também:

Palestras, oficinas e estudos de casos fizeram parte da programação. Comunicadores de todo o Brasil trataram sobre os desafios da comunicação na Igreja e a utilização das novas tecnologias como ferramentas de evangelização. Um dos palestrantes, Leonardo Silva, falou sobre os desafios na comunicação na Igreja. “Na comunidade católica existe uma grande massa de pessoas que não são praticantes. O desafio é como criar uma linguagem para que essas pessoas também se engajem, também participem da comunidade católica e possam aderir ao discurso. Então, acho que esse é um grande desafio da comunidade católica, que é não falar somente para o seu público, membros, mas é falar também para as pessoas que não estão ali, que não são praticantes, que são participantes ocasionais das celebrações e como trazer as pessoas de forma mais forte para a comunidade”, pontuou.

Padres, leigos, irmãos e irmãs consagradas.  Pessoas que deixaram suas casas e comunidades para buscar formação, novas ideias, a troca de experiências e a comunhão com e Igreja para deixar os fiéis informados a todo momento, da maneira mais eficaz possível.  “Você ter contato com outros participantes da mídia católica, aprender deles que fazem isso todos os dias, é de suma importância para nós e ajudará muito na ação pastoral”, declarou o participante de Caruaru (PE), Elias Serafim.

O Muticom acontece de dois em dois anos e a organização fica por conta de alguma diocese do Brasil. E foi em Joinville que veio a grande notícia: O Muticom 2019 acontecerá em Goiânia, capital de Goiás, 18 km de Trindade. “Nós achamos que a Arquidiocese não estava em condições de sediar um evento dessa magnitude, mas depois conversando, aceitamos este desafio e decidimos fazer o máximo para que seja um grande Multicom em Goiânia, e claro, não é um trabalho somente nosso, será um trabalho que envolverá a CNBB nacional, regional, a arquidiocese, vamos pedir ajuda para a PUC e também contaremos com a Afipe. Seremos todos parceiros neste Multicom em Goiânia”, afirmou Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno