Devoção

Você sabe por que é comum os religiosos mudarem o nome?

Costume é antigo em várias ordens e congregações da Igreja Católica.

O quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 5, destacou mais  uma curiosidade da Igreja. Desta vez, o porquê de alguns homens e mulheres, ao receberem o Sacramento para a vida sagrada, mudam o nome pelo qual são chamados. (Assista ao vídeo abaixo)

Um exemplo é a Irmã Aparecida Helena da Imaculada Conceição, superiora do Carmelo de Trindade, em Goiás. No nome civil ela é Aparecida Helena Quirino de Sousa. “Antes do Concílio era obrigatório, a postulante não tinha escolha. Só que a Igreja vai evoluindo, e hoje é muito livre. É difícil a Congregação que obriga uma irmã a trocar de nome”, ressaltou.

A Irmã Aparecida não teve dificuldades na mudança de nome. Para ela, tem um significado especial. “Eu venho de uma cidade, Franca, em São Paulo, onde a padroeira é Imaculada Conceição. Desde criança eu cresci dentro da Catedral com a Imagem da Imaculada. Então, para mim é um modelo. A escolha do nome é um programa de vida, a pessoa tem que se identificar com o nome que ela quer mudar ou quer permanecer”, disse a irmã.

Veja abaixo:

Já o Frei Fernando Inácio Peixoto de Castro é franciscano e não fez nenhuma alteração no nome. “No começo da nossa ordem se mudava de nome. Isso já é muito antigo, desde a época do século IV, na nossa era, os consagrados mudavam de nome assim que faziam seus votos e faziam o seu compromisso de consagração a Deus. Então, se recebia um novo nome. Significa que abandonou o homem velho e aderiu a um novo modo. E esse novo modo é o significado pela mudança do nome”, explicou.

Essas alterações acontecem como um marco do início de uma nova vida. Frei Fernando explicou que essa mudança ainda é muito comum quando se trata do Papa: “A escolha do nome depende muito do grupo, pois às vezes a própria pessoa gosta de um nome ou tem um nome referencial na sua vida”.

É importante lembrar que a alteração no nome acontece apenas de forma simbólica, no registro civil o nome de batismo permanece inalterado.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno