Evangelização

Ano Lacaito é anunciado pela Igreja Católica no Brasil

Até novembro de 2018, o ano é dedicado aos leigos, os que oferecem serviços nas paróquias e comunidades.

Na Igreja Católica, leigo é todo aquele fiel que não seguiu vida religiosa, mas que usa os dons que recebeu do Pai Eterno para servir, dedicar-se aos serviços nas paróquias e comunidades de todo o mundo. Em 2018, a Igreja Católica no Brasil, vai dedicar o ano a este grupo de fieis, será o Ano Lacaito. Este foi o tema do quadro Fique por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 25. (Assista ao vídeo abaixo)

O tema escolhido para este ano foi “Cristãos leigos e leigas sujeitos na igreja em saída a serviço do reino”. O objetivo é despertar nos irmãos de fé o desejo de participar cada vez mais da vida paroquial em sua comunidade. “A proposta é de fato constituir onde ainda não existem os conselhos diocesanos ou arquidiocesanos dos leigos, que são instâncias aonde os cristãos leigos, que exercem diversos ministérios na Igreja, ou também outras atividades no mundo, mas mantêm o vínculo na Igreja, para que possam procurar caminhos”, explicou Dom Moacir, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia.

Leigos são todas as pessoas que entraram na vida de Deus através do Batismo. Exceção feita aos ministros ordenados: bispos, padres e diáconos. “A missão de todo cristão batizado no mundo do trabalho, da cultura e polícia é muito importante, pois quem não se conhece, não conhece a sua missão, perde o seu tempo ou não tem uma ação que possa ser aproveitada”, pontuou o bispo auxiliar.

Veja abaixo:

O Ano Lacaito será celebrado de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018. E durante esse período, as paroquias de todo o País reforçarão a importância de agir como Igreja no seu dia a dia. Dentro ou fora dos templos de oração. “O leigo é verdadeiro sujeito eclesial. Ou seja, o laicato dentro da Igreja não é passivo, mas é um verdadeiro agente de evangelização. O leigo não é  apenas aquele que recebe uma ação de hierarquia dentro da Igreja, mas é aquele que age em sintonia, em comunhão com a Igreja para promover a evangelização do mundo e realização da missão da Igreja. Então, o leigo tem que primeiro entender que ele não está simplesmente na Igreja, mas que ele é a Igreja, parte integrante, pedra viva na Igreja de Jesus Cristo”, concluiu Dom Moacir.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store