Novembro Azul: Homens conscientes

Dias dedicados à importância de fazer exames preventivos ao câncer de próstata.

Se em outubro as instituições públicas, privadas e de saúde focam sua atenção na prevenção contra o câncer de mama, novembro é inteiramente dedicado à saúde masculina, focando principalmente no câncer de próstata. Pode parecer um gesto pequeno, mas por meio destas campanhas, a comunidade médica tenta mostrar e alertar que o melhor caminho para obter uma vitória contra qualquer doença é a prevenção, principalmente o câncer.

Na idade adulta, as doenças que mais causam a morte podem ser prevenidas através da conscientização e da procura regular de um médico. A busca pela saúde deve ser constante e não somente quando sente algum sintoma ou já está doente. Esse hábito aumenta as chances de cura e até de um tratamento mais simples e menos agressivo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), os homem morrem em média sete anos mais cedo do que as mulheres, e quando se trata de saúde isto ocorre porque muitos ainda têm preconceito e vergonha de buscar ajuda adequada.

Valdivino Faustino de Brito, de 65 anos, é a prova de que a prevenção, aliada à fé, é a melhor arma contra qualquer doença. “Eu já fazia periodicamente os exames, até que no último que fiz, o médico descobriu três nódulos na próstata. Dois de aspecto benigno e um de aspecto maligno”, conta.

Apesar do medo, Valdivino seguiu firme o tratamento, fez uma cirurgia e também se apegou ao Divino Pai Eterno: “Eu prometi ao Pai Eterno que se fosse curado daria meu testemunho e Ele colocou bons médicos no meu caminho, me abençoou com a cura”. Hoje, ele já está recuperado da cirurgia e totalmente curado. Como o problema foi descoberto no início, Valdivino não precisou nem mesmo de quimioterapia ou radioterapia.

Alerta

O câncer de próstata atinge comumente homens acima dos 50 anos de idade e os principais sintomas são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

De acordo com o instituto Lado a Lado Pela Vida, o ideal é que a partir dos 45 anos de idade, os homens façam exames preventivos regularmente. O temido exame de toque é essencial para o diagnóstico precoce da doença e dura no máximo 7 segundos. Muitos homens ficam constrangidos em fazer este exame, até porque popularmente isto é motivo de piadas de mau gosto na sociedade. Mas, a realidade é que este é um exame sério que pode salvar a vida do homem, e as pessoas que o amam.

O câncer de próstata é uma das doenças mais perigosas para o público masculino, cerca de 60 mil casos são descobertos, por ano, no Brasil. Este é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens e é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo inteiro. Por ser uma doença silenciosa, os exames de prevenção se tornam ainda mais importantes, pois quando os sintomas começam a aparecer é porque a doença já está em um estágio avançado.

Bigode

O Novembro Azul é uma campanha mundial e começou na Austrália, quando um grupo de amigos, ainda em 1999, decidiu deixar o bigode crescer durante o mês em apoio à conscientização pela saúde dos homens. Lá a campanha se chamava “Movember”, uma junção das palavras inglesas: Moustache (bigode) e November (Novembro). Para apoiar, as mulheres e crianças usavam bigodes falsos ou a cor azul. A campanha logo se tornou um sucesso e, além de alertar para a prevenção, a mobilização dos homens e suas famílias conseguiu arrecadar doações para instituições de caridade.

Atualmente, a campanha de prevenção ao câncer de próstata é mundial e muitos homens não deixam mais só o bigode crescer. Em alguns países, novembro é o mês sem barbear (No shave November). No Brasil, a campanha se chama Novembro Azul e muitos monumentos por todo o País passam a ser iluminados com essa cor simbólica, além de as pessoas serem incentivadas a usar o azul, em apoio a campanha. O objetivo do bigode, da barba por fazer e do azul é justamente despertar a curiosidade e ter a chance de falar sobre algo tão sério, de uma forma leve e sem preconceitos.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno