Organização e planejamento

Não são apenas as autoridades brasileiras que devem trabalhar para que o País se recupere da crise, os cidadãos também podem ajudar.

Há dois anos, o Brasil está passando por uma grave crise econômica e isso afetou diretamente o orçamento de milhares de famílias. No entanto, não é preciso se desesperar, pois com organização e planejamento é possível lidar de forma segura com este problema.

De acordo com a professora da Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flávia Campos, a melhor coisa neste momento é saber exatamente o quanto se está devendo e conversar com todos os integrantes da casa para que todos façam sua parte na economia. “A saída é a organização, fazer uma planilha de gastos, evitar comprar por impulso, observar onde é possível economizar e estabelecer pequenas metas para cada um”, explica.

Depois de entender exatamente quais são as dívidas, é importante que cada um busque formas de fazer sobrar mais dinheiro no final do mês. “É interessante economizar na energia e água. Com pequenas mudanças de hábito, além de diminuir a despesa, conseguimos preservar o meio ambiente”, destaca a professora Flávia. Algumas dicas simples como desligar eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo utilizados, sempre desligar as luzes, não escovar os dentes com a torneira ligada, conferir se as torneiras da casa não estão pingando, reaproveitar a água da máquina de lavar, entre outras ideias, fazem a diferença na conta.

Para a professora Flávia Campos, outras dicas que podem ser colocadas em prática para enxugar os gastos no orçamento são: não ir ao supermercado com fome e sem uma calculadora; buscar marcas mais em conta, porém que mantenham a qualidade; e ir mais vezes ao supermercado em vez de apenas uma ou duas vezes no mês.

“O brasileiro ainda tem o costume de comprar muitas coisas para fazer estoque, isso faz parte da nossa memória dos tempos de inflação quando os preços mudavam de um dia para o outro. O melhor hoje em dia é aproveitar os dias de promoção da carne, das verduras para comprar aquilo que é necessário para passar a semana”, exemplifica.

Para as famílias que estão com muitas dívidas, por exemplo, de cartão de crédito, é interessante começar por aquelas com a maior taxa de juros, mesmo que o valor dela seja o menor. “No caso de juros de cartão de crédito, é melhor buscar, às vezes, um empréstimo pessoal para quitar o cartão porque as taxas são menores e mais acessíveis”, sugere Flávia.

Por onde começar?

Muitos são os pedidos que são feitos ao Divino Pai Eterno buscando ajuda para encontrar um emprego e para sair das dívidas. Porém, para receber a benção é essencial mudar a atitude também. Procurar emprego todo dia, buscar até mesmo em áreas similares, nem que seja para ganhar um pouco menos, não ter vergonha de falar com amigos e conhecidos sobre sua procura e, claro, colocar todo o seu esforço nas mãos do Pai Eterno e ter fé de Ele irá mostrar o caminho certo.

O mesmo vale para quando se deseja sair das dívidas e ter uma vida financeira equilibrada e tranquila. Nesse caso, é necessário confiar que Jesus irá abençoar, mas também é fundamental ter empenho e disciplina no controle dos gastos, para que seja possível quitar o que se está devendo e, quem sabe, ainda conseguir fazer uma economia ao fim do mês. É importante que as famílias sempre façam uma reserva de emergência, mesmo que com um valor baixo. Ir economizando isto aos poucos faz a diferença quando houver um imprevisto e é essa reserva acaba sendo uma boa saída para gastos fixos ao longo do ano, como IPVA, IPTU, materiais escolares etc.

“O brasileiro é criativo e é sempre bom buscar alternativas de complementar a renda com trabalhos externos: culinária, artesanato, aulas particulares, consertos, algum trabalho que possa ser feito fora do horário normal e que será um ganho extra”, incentiva a professora. Ainda segundo ela, o empreendedorismo, principalmente de pequenas empresas, é algo que pode ajudar diretamente o País a sair da crise, pois gera empregos, renda e a economia volta a girar e a crescer.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store