Evangelização

Você sabe a diferença entre dízimo e oferta?

Pe. Natalino Martins explicou o conceito dos dois perante a Igreja Católica.

Dízimo e oferta. Essas palavras geram dúvidas em muita gente que confunde os significados de cada uma. No quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno, o Missionário Redentorista Pe. Natalino Martins explicou o conceito dos dois perante a Igreja Católica. (Assista ao vídeo abaixo)

“Dentro do cenário eclesial, dentro da Igreja, nós temos duas realidades maravilhosas, onde nós podemos evidenciar, em primeiro lugar a fidelidade a Deus, que é o dízimo, e o amor às causas e práticas da religiosidade que são as ofertas”, explicou o padre.

O fiel pode ser dizimista, que é um compromisso mensal, e ao mesmo tempo fazer o ofertório durante as missas, em qualquer igreja e sem que tenha uma periodicidade como acontece no dízimo. A oferta deve ser depositada em caixas de coleta, que ficam espalhadas pela igreja. Na segunda carta aos Coríntios é possível encontrar um embasamento bíblico que explique a importância do dízimo e também da oferta.

Veja também:

“O autor sagrado vai dizer que quem semeia com largueza colherá, fazendo valer assim a cada um de nós o grande esforço de, em primeiro lugar, nos conscientizarmos de que somos criadores desta realidade de gratuidade a partir daquilo que nós produzimos”, ressaltou o padre.

Dízimo e oferta não deixam de ser uma forma concreta que o cristão tem para manifestar sua fé e o amor ao próximo. É por meio dessas contribuições que a Igreja pode manter seus gastos e sustentar obras de caridade, por exemplo. “É um gesto de fidelidade ao projeto de Deus e ao mesmo tempo, uma colaboração e participação nas obras evangelizadoras. Somente devolve o dízimo e colabora com as ofertas aqueles que de fato se sentem profundamente tocados pela grande manifestação de Deus, que toca o coração de cada mulher e homem, que diz ‘Eu faço parte desta grande construção de amor’”, concluiu o padre.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno