Vila São Cottolengo: O Santuário do Irmão

Instituição, em Trindade (GO), recebe o apoio da Afipe e atende pessoas com múltiplas deficiências.

Moradia, acolhida, cuidados especiais e carinho. Isso é um pouco do que a Vila São Cottolengo, em Trindade (GO), oferece à centenas de pessoas com deficiência atendidas pela instituição, mais uma Obra Social que conta com o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O trabalho realizado por lá foi destaque no quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 15. (Assista ao vídeo abaixo)

“A Vila é um local que acolhe pessoas com deficiência. Nós temos 12 unidades , pessoas de diversas deficiências. São crianças, homens, mulheres, cadeirantes, múltiplas deficiências físicas e mentais. A função da Vila é justamente restaurar a dignidade das pessoas. E para nós, que somos cristãos e olhamos a pessoa como filho de Deus, restaura a sua dignidade de filha de Deus”, afirmou Pe. Éverson de Faria Mello, diretor administrativo da Vila Cottolengo.

A educadora física Tereza Borges de Jesus Rodrigues trabalha na Vila há 24 anos e explica como é sua atividade por lá: “Na Educação Física adaptada, a gente desenvolve a atividade de acordo com a potencialidade e limite de cada interno. Trabalhamos exercício funcional, ou seja, todo exercício básico e necessário para o dia a dia deles”.

Já Helena Maria Alves é psicóloga e falou sobre os benefícios da equoterapia para os internos.  “Se fosse para trabalhar diretamente com o paciente no consultório ou dentro da própria unidade, eles teriam mais resistência, mas aqui o ambiente favorece, o animal favorece. Então, o tempo de tratamento, de ganho, costuma ser menor, porque tem essa facilidade”, pontuou.

Veja também:

O terapeuta ocupacional Rubens de Morais Carrijo explicou que as atividades realizadas com os internos são, para eles, momentos sempre de alegria: “Se nós pensarmos que a atividade no dia a dia é repetitiva como qualquer outra, seria difícil para eles. Eles veem essas atividades com grande prazer, alegria, e resgatam todo o potencial que eles apresentam de ajudar um ao outro, de nos ajudar quando vamos fazer as atividades. Então, isso aqui mostra para eles que eles são pessoas capazes, seres humanos como qualquer outro”.

De acordo com o diretor administrativo os pacientes recebem uma atenção especial na alimentação. “A maioria absoluta tem uma alimentação balanceada. Nosso serviço de alimentação é com cinco nutricionistas que preparam alimentação individualizada”, comentou.

Na cozinha terapêutica, a Rosilene Pereira de Souza desenvolve várias atividades com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos pacientes.  “Todos que vêm aqui para a cozinha terapêutica são indicados para todos os pacientes deficientes físicos, mental, com alteração cognitiva e motora. Nós acompanhamos com adaptações e quando tem uma limitação nós acompanhamos”, disse.

“Nem sempre eu sou professor aqui, eu também sou aluno. Aprendi muito com eles nesses cinco anos de Vila São Cottolengo”, ressaltou o recreador Jean Quintino Dias.

A Vila São Cottolengo conta com a ajuda de milhares de pessoas que fazem doações. “Os nossos internos ensinam os verdadeiros valores da vida. As doações são de suma importância, sem as doações, corações generosos que olham para a Vila e percebem a importância social. Todos os dias de segunda a segunda, das 8h às 16h, as nossas portas estão abertas sempre acolhendo. Venha nos visitar e tenha a certeza que uma convivência que você tiver aqui mudará a sua vida”, comentou o diretor, Pe. Éverson.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno