Evangelização

Entrevista: A violência nos dias atuais

Pe. Walmir Garcia dos Santos fala sobre a posição e orientação da Igreja diante tantos acontecimentos trágicos na sociedade.

A violência nos dias atuais foi tema tratado em entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 27.  Quem falou sobre este assunto relacionado à realidade cristã foi o Missionário Redentorista, Pe. Walmir Garcia dos Santos. Em um bate-papo com o repórter Pedro Henrique Rabelo, ele falou sobre a posição da Igreja e dos cristão diante de um quadro de realidades trágicas e tristes.

Pedro Henrique Rabelo: Padre, por que cada vez mais a violência está presente no nosso meio de convívio?

Pe. Walmir Garcia: Quando nós não valorizamos a educação, não damos uma boa formação para as pessoas, e também não valorizamos aquilo que deveria ser valor para a família, é claro que os valores vão se diluindo e é crescente o número de pessoas que começam a ignorar todos esses fatos e entram em um mundo de violência, que nós vemos sendo propagada para todo lado. E outro motivo também é a falta de impunidade no país. Nós vemos que aqueles que deveriam dar bons exemplos para nós, não dão e as pessoas acabam se revoltando e entrando neste mundo de violência que nós vemos crescer cada vez mais.

Pedro Henrique Rabelo: Dentro deste assunto, padre, qual é o papel da Igreja?

Pe. Walmir Garcia: O papel da Igreja é denunciar aquilo que está errado e convocar as pessoas para uma vivência de um mundo melhor.

Pedro Henrique Rabelo: Dentro da Igreja, como o cristão tem que se comportar em relação a este assunto?

Pe. Walmir Garcia: Entre nós não deve haver esse tipo de violência que gera violência, ou seja, este espírito de vingança. Para nós, cristãos, deve reinar aquele espírito que Jesus incutiu muito nos seus discípulos, que é o perdão. O que Jesus nos ensina é comportar diferente daquilo que o mundo nos apresenta.

Pedro Henrique Rabelo: O cristão tem que procurar perdoar até mesmo nas maiores barbaridades? Acompanhamos crimes contra crianças, dentro de escolas… até nestes casos devemos buscar o perdão?

Pe. Walmir Garcia: Sim. Isso, claro que em uma sociedade baseada no espírito de vingança, não aceita. Agora, o cristão pensa duas vezes, freia e pensa que não é por aí, pois se ele mata alguém que matou, gera-se uma violência maior. Violência não se vence com violência.

Pedro Henrique Rabelo: Eu queria que o senhor deixasse uma mensagem para os filhos e filhas do Pai Eterno.

Pe. Walmir Garcia: Que você possa refletir sobre a sua ação, sobre a sua missão de cristão e, de fato, trabalhar para que o mundo seja melhor. Em Cristo somos todos irmãos, dirá a Campanha da Fraternidade do ano que vem. Vamos trabalhar isso, pensar um pouco melhor e nos considerarmos como irmãos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno