Evangelização

Você sabe de onde vem a tradição de rezar novenas?

O Missionário Redentorista Pe. João Paulo Santos explica as origens desta curiosidade.

Na Igreja Católica, nós temos o hábito de rezar novenas por alguma intenção ou em louvor a algum santo. Mas de onde vem essa tradição? O quadro “Você Sabia?”, do Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 30, traz detalhes sobre esta curiosidade.

“É uma coisa de muito tempo atrás. Acredito que tenha começado com o terço”, disse Maria de Souza, pedagoga. Mas será?

A novena é o momento de fé de cada devoto, mas de onde vem a tradição? Pe. João Paulo Santos, Missionário Redentorista, explica: “Essa inspiração vem justamente após a vida de Jesus na terra, os Seus ensinamentos, a Sua paixão, morte e ressurreição. Quarenta dias após a ressurreição, Ele sobe aos céus, a ascensão do Senhor. Então, tradicionalmente, a Igreja celebra a novena inspirada nesse intervalo da ascensão do Senhor até o Pentecostes. Tradicionalmente, na vida da Igreja, sempre se rezou esta novena tendo como referência aquele grupo de discípulos reunidos com Maria, à espera do Espírito Santo.”

A novena é, antes de tudo, um ato e louvor ao Pai, Filho e Espírito Santo. Deus três vezes santo. O número três nos ajuda a entender muita coisa sobre a origem das novenas. “Nove dias é justamente a soma de três, mais três, mais três. Portanto dizendo desta completude que aponta para a própria realidade da Trindade Santíssima. A novena nos leva à dimensão simbólica de contemplar a realidade de Deus”, explicou padre João.

“Tudo o que Deus pode nos proporcionar de vida e proteção a gente vem agradecer e pedir por toda a família”, afirmou Aguinaldo Eterno dos Santos.

Todas as terças-feiras, o Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia (GO), fica lotado. De hora em hora, é celebrada uma novena, e as pessoas mantêm a tradição de sempre participar. “Quando você busca o Pai Eterno e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, você se realiza. Hoje, para mim, é mais do que satisfatório. Uma realização de uma tradição que  vem desde que me entendo por gente. Vim agradecer todos os benefícios que tenho recebido. Só de estar aqui é uma grande bênção”, contou a dona de casa Adriana Gorette Diniz.

Padre João deixa uma mensagem àqueles que têm o costume de fazer a novena: “Continue fazendo este exercício, porque é uma forma sensível de sentir a presença de Deus na nossa vida, na nossa história. Reze, medite algum tema a partir da metodologia das novenas”.

***

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store