Culinária

Festival Gastronômico de Trindade: pratos à base de mandioca

Na V edição do evento, os chefes de cozinha da cidade podiam escolher entre receitas doces ou salgadas.

O V festival Gastronômico de Trindade (GO) reuniu muita gente. Moradores da cidade, das regiões vizinhas e até mesmo de outros estados foram experimentar a culinária trindadense. Este assunto foi destaque no Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 8.

Para os chefes de cozinha da cidade, o desafio deste ano foi elaborar pratos tendo a mandioca como base. Eles podiam escolher entre receitas doces ou salgadas.

Na barraca da Adélia Ferreira Chaves, um croquete feito na hora, quentinho. É feito com galinha caipira. “Aí você mistura mandioca, cheiro verde, pimenta, tudo o que tiver direito. Depois você abre um espaço na massa, coloca farinha, joga por cima o caldo e cozinha a farinha. Depois mistura tudinho, enrola e prontinho, só fritar e saborear”, explicou. O croquete era servido com molho de ervas, que deu sabor diferenciado.

Outra barraca que chamou a atenção foi a da Maria de Souza. Quem passava pelo local, podia escolher entre receita doce e salgada. “Aqui tem o delícia da terra, que é um bolo feito de mandioca, recheado com carne, requeijão e também queijo”, disse. “Além disso, estou vendendo também o mané pelado, só com coco e abacaxi”, afirmou a cozinheira.

O casal Leonardo Brito e Patrícia, de Campestre (GO) experimentaram a receita da Maria e dividiram com a nossa equipe as impressões: “Maravilhosamente cremosa, muito gostosa, bem temperada. Sabor e muita qualidade”, contou Leonardo.

Dezoito expositores trabalharam durante meses para garantir um cardápio bem variado. “A identidade gastronômica veio da comida dos carreiros, por isso a gente trouxe o elemento mandioca como tema do festival. O evento foi pensando há cinco anos e a cada ano cresce mais”, explicou a consultora técnica do evento, Priscila Guaíba.

O pastel, por exemplo, ganhou um toque de mandioca no recheio. E as folhas de mandioca foram usadas na decoração do prato (veja no vídeo abaixo). Em mais um ano, as receitas de Trindade caíram no gosto do paladar dos moradores e dos visitantes do evento.

Anos anteriores: IV FestivalIII FestivalII Festival

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store