Evangelização

Imaculada Conceição: entenda mais sobre este dogma

Imaculada Conceição é um dos títulos pelos quais Maria, a Mãe de Jesus, é conhecida em todo o mundo.

Imaculada Conceição é um dos títulos pelos quais Maria, a Mãe de Jesus, é conhecida em todo o mundo. O quadro Entrevista, do Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 11, trouxe um bate-papo sobre este assunto com o padre Bráulio Maria Pereira, Missionário Redentorista.

Pedro Henrique Rabelo: Quando foi instituído o dogma da Imaculada Conceição?

Pe. Bráulio Maria Pereira: Foi na metade do século XIX pelo Papa Pio IX, em 1854.

Pedro Henrique Rabelo: Qual é o significado deste título?

Pe. Bráulio Maria Pereira: O título possui um caráter especialíssimo na obra da Salvação. A Igreja definiu esse dogma a partir  de uma devoção que já aconteceu há vários séculos, para mostrar que Nossa Senhora foi preservada de toda mancha de pecado. E isso aconteceu já no ventre de sua mãe, Santa Ana, a avó de Jesus Cristo. Isso nos inspira também a perceber que ela foi, desde toda a eternidade, preparada para receber o Salvador do mundo em seu ventre. Então para receber aquele que não pecou, era preciso ter um ventre puro.

Pedro Henrique Rabelo: Existe alguma passagem bíblica que deixa clara esta demonstração?

Pe. Bráulio Maria Pereira: Existe sim. Em Lucas, capítulo primeiro, quando Nossa Senhora recebe o anúncio do anjo Gabriel dizendo que ela seria a Mãe do Salvador. E ali, já com o título mais belo dado pelo próprio Deus na pessoa do anjo, ela é chamada de cheia de graça.

Pedro Henrique Rabelo: Qual reflexão os fiéis podem fazer neste momento?

Pe. Bráulio Maria Pereira: Primeiro, a sugestão é que o devoto tenha mais fé nessa verdade proclamada pela Igreja. Os dogmas são a forma como a Igreja conceitua e define aquilo que acreditamos. A outra mensagem seria devocional e essa devoção é no sentido de pensar sobre o dogma, não é algo meramente emocional, mas também racional, e imitar a virtude de Nossa Senhora. O privilégio que ela teve e que nos inspira também a termos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store