Evangelização

Jubileu de 50 anos

Novena de Natal em Família completará seu Jubileu de Ouro no próximo ano e as celebrações já começaram.

Muitas famílias católicas e grupo da comunidade se reúnem durante o Tempo do Advento, que este ano começa no dia 3 de dezembro, para rezar a clássica Novena de Natal em Família. Uma tradição iniciada pelos Missionários Redentoristas e que foi inspirada pelo apelo do Concílio Vaticano II, a fim de reforçar a leitura bíblica nas famílias.

A dona de casa Geralda Alves Rocha da Costa diz que sua família segue essa tradição há muitos anos. “Venho de uma família muito católica. Desde que nasci meus pais já faziam a Novena de Natal. Fazíamos antes mesmo dos livrinhos. Somos dez irmãos e rezávamos na casa de cada irmão”, comenta.

Segundo ela, que também é ministra da Palavra, participar desse momento é muito gratificante: “Posso falar que nos sentimos gratificados em saber que levamos a mensagem do nascimento do Menino Jesus, nosso Salvador, durante a Novena de Natal em Família. Saber que faço parte de uma tradição me faz sentir realizada como serva de Deus. Eu vim ao mundo para servir”.

Célio Alves é o irmão mais novo de Geralda. Ele também acompanhou toda essa tradição familiar que os pais ainda fazem questão de promover. Célio carrega consigo esse costume que pretende continuar passando de geração em geração: “Eu também ministro a Palavra. Viver a Igreja, para mim, é o alicerce. Faço questão de rezar a Novena de Natal, uma coisa que minha mãe nos ensinou e quero passar isso adiante aos meus filhos e até quantas gerações me permitir”.

O Missionário Redentorista Pe. Paulo Junior Silva Leão lembra que essa tradição de rezar um ciclo novenário especial de Natal se iniciou com a proposta de dar continuidade às missões redentoristas. “Foi uma maneira que os missionários acharam para que as famílias continuassem a se reunir para rezar logo após as Santas Missões”, explica.

O sacerdote lembra que as Novenas começaram de forma simples e tomou proporções maiores, por isso, foi possível fazer um livro próprio de acompanhamento. “Inclusive, em alguns dos relatos que nós encontramos, descobrimos que um dos primeiros livros que escreveram era feito em mimeógrafo, eram folhas. Depois, foi ganhando uma substância maior com relação à questão de um livro mesmo”, diz.

Jubileu

As comemorações do Jubileu de Ouro da Novena de Natal em Família tiveram início no mês de agosto e devem seguir até o próximo ano, quando de fato a Novena completa seus 50 anos. Para este momento especial, foram programadas algumas atividades: “Nós fizemos um selo promocional para essa comemoração. Estamos promovendo uma ideia para chamar a atenção das pessoas e das famílias para que o Natal não seja celebrado somente no dia 25 de dezembro, mas o ano inteiro”, explica o sacerdote.

Além disso, os Missionários Redentoristas fazem questão de reforçar o principal motivo deste momento em família. Segundo o padre Paulo Junior, a intenção da Novena de Natal é fazer com que todo esse sentimento de caridade e fraternidade que surge, principalmente nesta época do ano, se estenda ao longo do ano. “Colocamos como proposta o Natal em Família, todos os dias. Desse modo, suscitando nas paróquias uma participação maior de mobilização da comunidade”, reforça o padre.

Este ano, a Novena de Natal nos convida a relembrar o nascimento de Jesus no coração de cada cristão. É o momento de se reunir com os familiares, amigos e com Maria, a Mãe de Jesus, para refletir sobre seu chamado e entrega a Deus, e também sobre o papel de cada um dentro do mundo cristão.

Na apresentação do livro principal da Novena de Natal, que tem como tema “O Salvador da Humanidade Nasce de Maria”, padre Paulo Júnior reforça exatamente isso. Segundo ele, Maria nos ajuda a rezar e seguir em frente. “Foi pela generosidade de uma jovem que há muito tempo atrás resolveu dizer sim, que o sonho Dele for realizado: vir nos visitar e permanecer conosco”.

 Formatos

Além da principal edição da Novena de Natal, outros formatos foram criados para atender a todos. O livro Natal com Crianças e Natal com Jovens foram criados também com a linguagem e formato adequados para essas idades. Assim, todos podem se sentir motivados a se unir e a rezar buscando relembrar sempre o nascimento do Menino Jesus.

 

 

Campanha

Como a intenção é de que a Novena seja estendia ao longo do ano, uma campanha nas redes sociais já foi ativada. O Missionário Redentorista, Ir. Diego Joaquim diz que a proposta é que se forme uma grande rede rezando e entrando nesse clima do Nascimento de Jesus. A intenção é formar um grupo em que, unidos, os cristãos continuem lembrando todos os dias de Jesus, o Salvador. “Cada grupo se reúne do seu jeito para rezar a Novena de Natal. Inclusive, colocamos no livro hashtags #NatalTodoDia e #NatalEmFamília, para as pessoas compartilharem seus momentos de oração, e formarmos um grande grupo”, explica.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store