Evangelização

Presépio retrata nascimento de Jesus em interior goiano

No presépio feito por João Ricardo, Jesus nasceu em um paiol da fazendo, local cheio de simplicidade.

Imagens dispostas de forma que representem a cena do nascimento de Cristo. Todo presépio precisa ter Jesus, Maria, José, os pastores, os reis magos e os animais do estábulo, onde nasceu o Filho do Pai Eterno. De acordo com cada lugar onde é montado o presépio, o espaço ganha particularidades que fazem toda diferença dentro de um contexto. Este assunto foi destaque no Em Nome da Vida, do Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 20 de dezembro.

É difícil alguém passar pelo presépio e não parar para observar a beleza da montagem (veja pelas imagens abaixo). Com o intuito de retratar o nascimento de Jesus no interior goiano, em cidade típicas, até mesmo o ipê, árvore que nasce no cerrado, foi colocado na cena. João Ricardo Alves, artista plástico, explicou sobre a construção e inspiração: “A proposta foi retratar um pouco do interior de Goiás, as fazendas, os casarões coloniais, trazendo o nascimento de Jesus para mais próximo de nós.”

O presépio foi montado em um espaço de cinco por três metros. Houve uma pesquisa para que a história real do nascimento de Jesus Cristo fosse mantida. E, para retratar o interior goiano, casarões, carro de boi e até panelas de tacho de cobre, muito utilizadas nas fazendas antigamente, foram inseridos. “Nós pesquisamos para saber como seriam essas casas. Eu vivi em fazenda, então já tinha algumas ideias. E aí pesquisamos as cores, sobre o nascimento simples”, afirmou João Ricardo.

A ideia do projeto foi do padre Rodrigo Castro Ferreira, reitor do Santuário Sagrada Família. “Ano passado, aqui na Sagrada Família, tivemos a graça de ter o presépio do Vaticano, que falava de uma Península Italiana, que retratava o nascimento de Jesus lá. Se Cristo nasceu naquela região da Itália, pensamos que Ele também pode nascer aqui”, contou Pe. Rodrigo.

No presépio feito por João Ricardo, Jesus nasceu em um paiol da fazendo, local cheio de simplicidade. O material utilizado são de um artesão da região de Napoli, na Itália. A proposta encanta quem passa pelo local: “Todos os anos acompanho a movimentação do Natal. Com este presépio não foi diferente. A simplicidade retrata nosso estado e que é também o coração de Jesus”, disse o cantor Nery Neto. “Jesus está no meio de nós, não é algo distante. Ele está aqui e podemos ver, podemos sentir. Ele nasce em São Paulo, no Vaticano, em Roma, mas também pode nascer aqui, da nossa forma “, afirmou a estudante Laura Maria Oliveira da Costa.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store