Evangelização

Presépios especiais contam momentos da vida de Jesus Cristo

Maria da Graça Coelho Castro é professora e, por amor a Deus Pai, realiza este trabalho.

É tempo de relembrar toda a simplicidade na qual o Menino Deus veio ao mundo representada nos presépios. A partir deles, somos convidados a refletir sobre nós mesmos e reconhecer que não precisa muito para ser grande perante o Pai Eterno. Este assunto foi destaque no quadro Em Nome da Vida, no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 21.

Maria da Graça Coelho Castro é professora e, por amor a Deus Pai, realiza o trabalho de montagem de presépios muito especiais, porque representam histórias bíblicas. “É uma forma de homenagear Jesus Cristo, faço por amor. Eu tinha um irmão que gostava de decoração de Natal. Quando ele faleceu, eu pensei em fazer em homenagem a ele também”, explicou. Maria começou elaborando a cena tradicional e depois foi acrescentando detalhes. Hoje, ela tem quinze cenas representadas.

Em uma das cenas (veja pelas imagens no vídeo abaixo), ela retrata parte da história de Jesus em pormenores: “Aqui está Joaquim e Ana, que eram os pais de Maria, avós de Jesus. Em Nazaré, um aldeia muito pequena da Judeia, existia um carpinteiro muito bom que era José. Ele ficou noivo de Maria. Aqui está Maria em sua casa abençoada, onde todos são bem-vindos e a porta está sempre aberta.” O cenário é um convite a mergulhar na história: “A ovelha representa nós, que sempre podemos procurar Maria para encontrar consolo. Ela estava fazendo as tarefas domésticas, lavando roupas, perto do poço, quando sente a presença do Anjo Gabriel, que anuncia que ela será mãe do Salvador”, afirmou a professora.

O espaço de Maria da Graça é o seu lar e ela o abre para evangelizar os convidados. São muitos momentos conhecidos biblicamente, mas que se tornam próximos por meio da sua arte. Os quinze presépios mostram, didaticamente, períodos da vida de Cristo.

São 123 figuras humanas, 300 figuras de animais. Em um caderno, os visitantes deixam mensagens. Selma Bezerra de Melo, servidora pública, acompanhou todo o trabalho e contou suas impressões: “Eu acho a ideia excelente, porque ela cria cada local, tem uma história, uma geografia. Ela ensina e é também catequista. Maria divide o seu saber com a gente. Eu recebo uma aula de história, de geografia. E ela está documentado para as próximas gerações”.

Graça tem um cuidado especial. Ela quer que a parte de sua casa que comporta os presépios seja um local de reflexão e conhecimento da trajetória de nosso Senhor Jesus Cristo. “A mensagem que nós precisamos ter em nossos corações é a de que Deus sempre nos manda recados de amor, como na cena em que o anjo diz aos pastores que nasceu o Salvador, e eles saíram apressados para conhecer Jesus. Então, quando vocês sentirem uma mensagem de amor do Pai, vão logo, apressadamente, ao encontro de Jesus”, concluiu a professora.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store