Cecam proporciona momento especial para judocas

Na troca de faixas, os assistidos pelas obras de caridade foram prestigiados pelos familiares.

As Obras Sociais Redentoristas, que recebem o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), são grandes incentivadoras das práticas esportivas. As atividades acontecem, principalmente, entre crianças e adolescentes atendidos pelas instituições.

O Centro Educacional e Capacitação de Apoio ao Menor (Cecam) recebeu a equipe do Programa Pai Eterno para um momento especial vivenciado pelos judocas.

O judô é uma das modalidades esportivas praticadas pelos jovens da instituição. É uma forma de inclusão social. Cada graduação de faixa é uma festa para eles. E só avança quem realmente mereceu durante o ano. Muitos fatores são analisados: “Não só a técnica. Também o comportamento, dentro e fora do tatame, o respeito e a disciplina. Tudo isso é analisado. Não adianta o atleta ser ótimo nas técnicas se não ter estas virtudes”, explicou Allan Demarcos, educador social.

Os assistidos pelas obras de caridade foram prestigiados pelos familiares. Crianças e jovens que trocaram de faixa tiveram que receber uma lição dos pais. Eduorth Dias Castro é pedreiro e contou sua impressão: “Eu já tive até oportunidades de ser outras coisas na vida, mas nunca de participar de uma instituição como o Cecam. Isso é muito importante para nós.”

Mãe de atendido, a costureira Tatyane Dias de Oliveira disse: “É um sentimento de muito orgulho. Meu filho gosta muito de estar aqui. É gratificante eu saber que ele está aqui no judô e não na rua, que não está usando drogas.”

No início, todos os judocas começam da mesma forma, usando a faixa branca. Conforme conquistam técnica e experiência, evoluem nas cores. Mas, independe disso, o que mais importa é saber respeitar o companheiro de treino; também saber ganhar e perder. Eles saem de suas casas para aprender no tatame. “É um esporte bom. A gente aprende muito sobre educação. Eu era atentada e melhorei bastante. Na escola, também melhorei”, contou Ingrid Stephanie da Silva, judoca.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno