Evangelização

A importância da Catequese para a vida cristã

Confira entrevista com ocoordenador arquidiocesano de Catequese, Pe. André Victor Secundino.

Catequista de todo o mundo se revezam para anunciar a Palavra de Deus de forma didática, principalmente para crianças. Uma forma de amor e fé, que nos permite receber e participar de Sacramentos da Igreja como a Eucaristia e o Crisma. A Catequese foi tema da entrevista do Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 29, com o coordenador arquidiocesano de Catequese, Pe. André Victor Secundino. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Por que é importante fazermos Catequese e de que forma ela ajuda na formação humana e também cristã?

Pe. André Victor: A Catequese é um aprofundar, depois de um início de uma apresentação inicial sobre Jesus Cristo, sobre quem é Ele, e aí por diante, quem é a Igreja, como deve se comportar o ser humano. Então, as pessoas sentem a necessidade de entender melhor essa proposta,  a Boa Nova, o Evangelho de Jesus Cristo. Por isso, a Catequese é importante.

Talíta Carvalho: Quando a Catequese deve ser iniciada?

Pe. André Victor: A Catequese deve iniciar-se já na família com a criança. Ela vendo a fé dos pais na oração. Até os sete anos, a criança está formando todos os conceitos que servirão para toda a vida. Por isso, é importante já neste período já participar em casa, ou não, na paróquia sobre esses preceitos, esses fundamentos verdadeiros e universais que a fé nos garante. Não há tempo perdido. A Catequese de adulto até tem uma característica mais peculiar porque ela tem um princípio voluntário, a própria pessoa adulta não está ali porque os pais, quando criança, estão obrigando a ir à Catequese e tem um sentimento interno e curam a razão da sua fé. A Catequese não tem idade, e também não se encerra, não é um período para receber o Sacramento. A Catequese é contínua, ela continua com a nossa vida, é o aprofundar na fé.

Talíta Carvalho: Padre, qual é o caminho de formação que a pessoa percorre durante o tempo em que está na Catequese?

Pe. André Victor: Com o Catequismo nos vamos percorrer todo o aspecto humano, desde a oração, os Sacramentos, a explicação de cada um dos Sacramentos, dos mandamentos e da nossa profissão de fé que é credo.

Talíta Carvalho: Padre, deixe um convite para quem ainda não fez Catequese.

A Catequese é muito importante. Não deixem para depois. Aqueles que já fizeram o Sacramento, já recebam o Sacramento de iniciação, continuem. É importante para a nossa vida, para a sociedade, para a humanidade.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno