Apoio Espiritual

Você sabe a diferença entre desculpa e perdão?

Pe. Walteir Gonçalves Magalhães explica os conceitos conforme os ensinamentos de Jesus.

O Programa Pai Eterno desta terça-feira, 6, destacou a diferença entre perdão e desculpas. A equipe de reportagem foi às ruas perguntar às pessoas sobre essa diferença. Quem falou sobre o assunto foi o Pe. Walteir Gonçalves Magalhães. (Assista ao vídeo abaixo)

“Em minha opinião, desculpa é uma coisa mais simples. O perdão vem da mágoa, já é outro sentimento. Então, o perdão a pessoa tem que aceitar ter forças para perdoar e o outro ter força para pedir perdão”, disse o motorista Renato Bernardes.

Já a assistente social Eliete de Paula Rezende disse: “Acho que as palavras são sinônimos, porém perdão é uma coisa mais religiosa, voltada para Deus, que exige mais da pessoa. Acho que o perdão exige mais que a desculpa”

Adriana Marques, funcionária pública, completou: “Desculpa é uma coisa corriqueira, perdão é mais forte, vem da alma”.

O Missionário Redentorista, Pe. Walteir Gonçalves Magalhães explicou, primeiramente, o conceito de desculpas: “Se pegarmos o significado da palavra em si, desculpa é quando existe algum problema entre duas pessoas em que não há necessariamente uma maldade, uma culpa. Do tipo que chegou atrasado ao serviço, esbarrou em uma pessoa, ou no trânsito, ou seja, criou-se um conflito, uma certa situação desagradável entre duas pessoas, mas não existe a realidade do pecado, e da culpa, por isso a palavra é desculpa. Você está livre da culpa”.

Veja também:

Sobre o perdão, o padre explicou que ele é citado várias vezes na Bíblia. “Se você pega a Bíblia, o primeiro problema é um conflito de um casal com Deus. Se seguir, o segundo problema é uma briga de irmãos, e no decorrer da vida estamos cheios de situações, de dores, conflitos, dificuldades. É aí que vem Deus em sua infinita misericórdia tentando preservar a Sua obra e a humanidade. Quando a gente diz “perdão”, estamos pedindo na oração do Pai Nosso, uma prática Dele em relação a mim, que eu já estou fazendo”, afirmou.

De acordo com o padre, perdoar é a oportunidade de fazer pelo próximo o que Deus espera de cada um. “Se a gente quer preservar a vida, o passo é este. É preciso perdoar quem está do meu lado, dar uma chance a mais. Isso não significa que a pessoa esquecerá. Perdão não é ter amnésia, não é concordar com o erro, com a injustiça, com a violência, de modo nenhum. Não é se conformar com isso, mas é não mais dar valor à ferida, e sim, dar uma esperança ao futuro, como possibilidade de reconstruir e viver”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno