Evangelização

Você sabe o que é ambão?

Pe. Nildo Barbosa fala sobre o local de onde é proclamada a Palavra de Deus durante as celebrações.

Você já parou para observar que a Palavra de Deus, em um momento específico litúrgico das celebrações, é proclamada de um único lugar: o ambão. Os leitores, salmistas e os sacerdotes se dirigem até ele para ler e cantar a liturgia do dia. No Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 8, Pe. Nildo Barbosa da Silva explicou os detalhes sobre este assunto. (Assista ao vídeo abaixo)

“O ambão, em uma linguagem atual, inclusive do documento que normatiza a liturgia, do Vaticano Segundo, traz a nomenclatura ‘mesa da Palavra’ ou ‘ambão’, onde se proclama a Palavra de Deus. A palavra vem do grego anabáino, ou seja, lugar de se elevar, subir para discursar sobre algo”, explicou o padre.

Na Matriz de Trindade e no Santuário Basílica, o ambão, ou a mesa da Palavra, sempre está do lado direito. “É uma recomendação que buscamos explicação teológica em que Cristo está à direita do Pai. Então, a mesa da Palavra, geralmente deve ficar a direita da mesa da Eucaristia. Uma não é sem a outra”, afirmou.

Veja também:

Segundo Pe. Nildo, no ambão, quatro imagens chamam a atenção por terem um significado. “Essas figuras, ícones representam todos os evangelista. Marcos, Mateus, Lucas e João. Na primeira figura temos a figura um anjo ou de um homem, que significa Marcos, o primeiro Evangelho a começar a ser escrito por volta do ano 70 antes de Cristo. No próximo, temos o leão que representa o Evangelho de São Mateus; o touro representa São Lucas; e a águia, o Evangelho de São João Batista”, pontuou.

Na hora homilia, após as leituras, o padre pode ou não ficar no ambão. “O padre tem a liberdade de ficar fixo na mesa da Palavra, ou ele tem o espaço do presbitério de se movimentar ou até mesmo sair do presbitério para a nave da Igreja para proferir na igreja”, concluiu Pe. Nildo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store