Meio Ambiente

Cooperativa de reciclagem contribui para preservação ambiental

Conheça um bom exemplo de reaproveitamento do lixo e de geração de renda para famílias carentes.

O ser humano é agente transformador do meio em que vive. E essa transformação pode ser tanto para pior como para melhor. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 19, mostrou um bom exemplo de reaproveitamento do lixo e de geração de renda para famílias carentes por meio de uma cooperativa de reciclagem. (Assista ao vídeo abaixo)

No total, 24 pessoas são responsáveis pela separação dos resíduos do restante que é encaminhado para o aterro sanitário. “O caminhão chega, despeja o material lá em cima e depois desce para onde os colegas fazem a separação, que é feita por item. A garrafa peti, por exemplo, é separada em até três tipos”, explicou Lúcia Ivani Pinheiro, diretora financeira da cooperativa.

Tudo começa com a coleta. “Tem a nossa coleta, que nós vamos em busca. Agora, estamos fazendo na segunda e na quinta-feira, e tem as empresas que trazem para nós. Tem também a Coleta Seletiva de Goiânia, que também vem. Eles dividem para as 15 cooperativas que tem na cidade”, comentou a diretora.

Veja também:

O próximo passo é a triagem. “No momento que faz a triagem, e nós vamos armazenando no pátio. Quando é sexta-feira, a gente vende tudo e faz a divisão”, completou Lúcia. Para economizar espaço, depois vem a hora da prensa. “Só vai a caixinha de leite, as revistas e o papelão”, disse.

Por último tem a venda. “Trabalhamos da seguinte forma: de segunda a quinta-feira todos os cooperadores trabalham em nível de produção e depois fazemos a venda. Depois os gastos são tirados e o lucro é dividido por dia aos cooperados”, explicou a presidente da cooperativa, Nair Rodrigues Vieira.

Uma Capital como Goiânia, produz diariamente 1,6 mil toneladas de lixo. Uma cooperativa entre uma garrafa peti e outra produz oito toneladas por semana, de lixo reciclável. “Hoje nós somos 15 cooperativas em Goiânia e todas as cooperativas fazem este trabalho e quase mil toneladas deixam de ir para o aterro, e se transforma em renda para os cooperados e ajuda os pais de família”, ressaltou a presidente.

Para Lúcia, o trabalho da cooperativa é muito importante. “Sabemos que o nosso trabalho tem um valor muito grande em relação a questão ambiental.  O Papa pede o tempo todo para termos cuidados com a nossa Terra Mãe. Se você está com o material reciclável na mão e outro que é orgânico, deve colocar em vasilha separada, chega aqui e é mais fácil, favorece o meio ambiente, e esse grupo que trabalha e depende disso para sobreviver”, concluiu a diretora financeira.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store