Evangelização

Dia do Idoso é celebrado nesta terça-feira, 27

Ir. Waldeci Maria Jacinta Mota, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, fala sobre o idoso na sociedade.

Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, é celebrado o Dia do Idoso. Por isso, o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 26, exibiu entrevista com a Ir. Waldeci Maria Jacinta Mota, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa. (Assista ao vídeo abaixo) 

Pedro Henrique Rabelo: Irmã, vamos falar sobre essas pessoas tão importantes para a sociedade e, às vezes, até abandonadas? Quem são os idosos hoje?

Ir. Waldeci Maria: A pessoa idosa, hoje, é considerada idosa a partir dos 60 anos. É um povo muito sofrido e quem tem crescido bastante. Para se ter uma ideia, em 2025 a pessoa idosa estará no topo da pirâmide. Então, há vários tipos de idosos. O nosso foco, que eu quero dizer um pouco, é sobre o idoso pobre. Aquele que é vítima de agressões físicas, que é vítima por causa do salário baixo de uma aposentadoria, e às vezes, tem que carregar nas costas os netos.

Pedro Henrique Rabelo: Como funciona o dia a dia da Pastoral do Idoso?

Ir. Waldeci Maria: A Pastoral da Pessoa Idosa é organizada a nível nacional, estadual e diocesano. No nosso caso, é a Arquidiocese de Goiânia. Então, ela é implantada nas paróquias. Cada paróquia tem um coordenador e em volta deste coordenador tem os líderes, que fazem as visitar domiciliares para aquelas pessoas que estão acamadas, doente, ou que tem dificuldade para andar. Então, é uma pastoral social que faz parte da CNBB e que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.

Pedro Henrique Rabelo: Qual é o principal desafio hoje?

Ir. Waldeci Maria: Eu acredito que o maior desafio para o idoso seja conhecer seus direitos e aposentar antes de morrer, pois se com um salário mínimo, a pessoa aposentada já tem tantas dificuldades, mal dá para os remédios, imagina sem a aposentadoria.

Pedro Henrique Rabelo: Irmã, para encerrarmos, eu vou trazer uma passagem bíblica que a senhora comentasse com sua opinião. Em Provérbios 23,22 fala: “Dá ouvidos a teu pai, aquele que te gerou e não desprezes tua mãe, quando envelhecer”. Diante desta mensagem da Palavra de Deus, como nós podemos tratar os mais velhos?

Ir. Waldeci Maria: Eu vou te responder com uma frase do Santo Padre João Paulo II. Ele diz: “Cada comunidade acompanhe com compreensão amorosa todos os que envelhecem”. Desde o nascer, devemos acompanhar a pessoa, até o fim natural da sua vida. Que cada comunidade acompanhe amorosamente todos aqueles que envelhecem.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno