Economia

Turismo na Escola: projeto inédito em Trindade

Objetivo é conscientizar alunos a respeito da grandiosidade da devoção ao Pai Eterno.

Neste mês de março, em Trindade (GO), uma novidade chega às escolas públicas e privadas. É o projeto Turismo nas Escolas, tema abordado em entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 5. O pesquisador e colaborador do projeto, Bento Fleury, explicou as ações do projeto, que tem por objetivo conscientizar alunos a respeito da grandiosidade da devoção ao Pai Eterno. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Bento, como este projeto vai funcionar?

Bento Fleury: Este projeto tem por objetivo trazer a história de Trindade, a identidade do povo trindadense para as crianças das escolas. Porque nós entendemos que a identidade é formada na infância, a pessoa se forma na escola, a sua formação enquanto cidadão dentro da escola. Então, o objetivo é levar Trindade, a memoria, a história e o legado do povo trindadense às crianças de Trindade, para que elas cresçam sabendo, para que elas saibam de onde elas estão falando, que chão elas estão pisando. É um projeto voltado para o 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta fase, os alunos estudam o município. Então, o projeto é composto por uma palestra feita por mim, com todos os alunos que estão nestas turmas em escolas municipais, estaduais e particulares. Também é levada neste dia uma exposição, temos 20 banners com cerca de 300 fotografias e documentos da memória da cidade.

Talíta Carvalho: Além desta exposição, das palestras, algum outro tipo de atividade será desenvolvida para repassar essas informações aos alunos?

Bento Fleury: Durante toda terça-feira haverá exposição e palestra na escola. Na quarta-feira, os alunos da mesma escola serão levados para passear em Trindade no trenzinho turístico e aquilo que foi colocado na teoria será mostrado na prática, visitando os locais que foram identificados.

Talíta Carvalho: É um projeto inovador em Trindade. E ele só tem a agregar na vida e no conhecimento dos alunos, não é mesmo?

Bento Fleury: Sim. É um projeto inédito em Trindade e, inclusive, em todo o Estado. Não conhecemos outra cidade que tenha feito este trabalho conjunto de turismo e educação.  Então, procuramos contemplar exatamente para que o aluno cresça, tenha um pensamento de onde ele mora. O projeto é fechado a cada semestre com um concurso de redação. Então, nas escolas que, durante o primeiro semestre foram visitadas, é deixado o material para que os alunos façam a redação dizendo a visão do lugar que ele conheceu, na palestra e na realidade. Os pontos visitados são museu, Igreja Matriz, Basílica, A Casa de Cultura, o Beco dos Aflitos, Lago Municipal e a Rodovia dos Romeiros. Enfim, os ícones representativos de Trindade.

Talita Carvalho: De que forma este projeto impactará no turismo religioso de Trindade e na vida dos romeiros?

Bento Fleury: Na maneira que as pessoas, a comunidade, terão acesso ao conhecimento e à informação. Então, ele busca a curto, médio e longo prazo formar uma consciência de cidadania trindadense ainda mais que nós estamos na região metropolitana de Goiânia. Trindade corre o risco de perder a sua identidade. A tentativa é que o trindadense more em Trindade mesmo estando ligada, geograficamente a Goiânia, mas que ele saiba quem ele é, de onde ele é, sua memória e história.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno