Centro Social Redentorista promove Roda de Conversa

O bate papo será nesta segunda-feira, 26, às 8h, sobre o tema “Abuso Sexual Infantil”.

Dando continuidade às Rodas de Conversa do Projeto Gesto Concreto das Obras Sociais, o Centro Social Redentorista (CSR), no setor Pontakayana, será o próximo local onde será realizado o bate papo consciente. O encontro será nesta segunda-feira, 26, às 8h, com o tema proposto pelo Texto Base da Campanha da Fraternidade 2018: “Abuso Sexual Infantil.”

Nos últimos anos a violência se tornou um caso alarmante em nosso país. Segundo o Ministério da Cidadania e Planejamento em 2016 foram registrados, pelo disque 100 e o App Projeta Brasil, 17.5 mil casos de exploração sexual infantil. E nós enquanto Igreja, por meio das Obras Sociais Redentoristas, sempre preocupados com o bem-estar social e o crescimento psicossocial de nossos assistidos temos a obrigação de trazer luz para as famílias.

“A Igreja ao propor falar desse assunto age para promover o cuidado e a proteção no ambiente familiar, construir e apoiar políticas de combate às injustiças contra as crianças. Nós, como Obras Sociais e também parte dessa Igreja, somos responsáveis por cuidar e de não permitir que nenhum tipo de violência bloqueie o desenvolvimento humano de nossas crianças”, completou a psicóloga Regina Marta.

Além de orientar os pais de assistidos e a comunidade em geral por meio de dados sobre a nossa realidade, as crianças também serão orientadas sobre o tipo de violência a qual elas estão sujeitas. “Com as crianças teremos outro espaço onde usaremos uma linguagem adequada para cada idade, orientando-as sobre como reagir diante de uma possível tentativa de sedução por parte de um adulto. Muitas vezes nossas crianças não são instruídas corretamente sobre isso”, explica Regina.

Quem desejar participar poderá fazer sua inscrição antecipadamente ou simplesmente pode comparecer ao local da Roda de Conversa, que será divulgado por meios das redes sociais das Obras Sociais Redentoristas. A segunda Roda de Conversa acontece no CSR – Rua das Petúnias, Qd.100, Lt.9/10, Setor Pontakayana, em Trindade, a partir das 8h. A entrada é gratuita.

Roda de Conversa

O objetivo das rodas de conversa é conscientizar as pessoas e colocá-las a par das situações de violência que acontece diariamente e com isso ajudá-las a mudar suas atitudes diante de situações que causam desconforto físico, mental e até morte. “A ideia é que possa ser um espaço que sensibilize as pessoas a desejarem e a buscarem uma cultura de paz. Roda de conversa precisa provocar em nós uma mudança. E, esse é nosso desejo, aproximarmos mais dos pais de nossos assistidos para ajudá-los nesse caminho árduo da Paz em seus lares”, completa a coordenadora do Projeto Gesto Concreto, a psicóloga Regina Marta.

O espaço de conversa foi pensando e desenvolvido a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e Superação da Violência” com o lema: “Vós sois todos irmãos”, numa referência ao texto bíblico Mt 23,8. O texto base da CF-2018 propõe diversos assuntos a serem trabalhados com a comunidade. “Vimos que são temas que presenciamos, ou seja, que fazem parte de nosso dia a dia. Temas como: a violência doméstica, violência gerada pela exploração sexual e pelo tráfico humano, violência contra a juventude, violência no campo, violência fruto do narcotráfico e violência política e religiosa. Todos esses temas discutiremos em nossas Rodas de Conversa”, completa Regina.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno