Evangelização

Quinta-feira Santa: A instituição da Eucaristia

Dia é marcado pela Missa dos Santos Óleos, Missa de Lava Pés e Missa da Ceia do Senhor.

O Programa Pai Eterno de hoje, 29, falou sobre as celebrações realizadas na Igreja Católica na Quinta-feira Santa. Além da Missa dos Santos Óleos celebrada nas dioceses e arquidioceses de todo o Brasil, as paróquias e comunidades do mundo inteiro convidam os fieis à Missa de Lava Pés e da Ceia do Senhor, que é marcada pela celebração da Instituição da Eucaristia. (Assista ao vídeo abaixo)

A última reunião de Cristo com os discípulos é relembrada como um gesto de amor pela humanidade. Pe. Antônio Donizeth do Nascimento explica que nela, Jesus nos dá exemplos de humildade lavando os pés dos apóstolos e, ao partir o pão, institui, para nós, a Eucaristia. “Depois de percorrer um caminho de três anos com os apóstolos, na última noite de convivência, Jesus se despede deixando a nova forma com que ele se fará presente na vida da Igreja”.

O sacerdote explicou o significado da celebração. “A palavra Eucaristia vem do grego e significa ‘bela ação de graças’, mas a Eucaristia é por excelência a oferta de Cristo por nós na Cruz. Nesta Quinta-feira Santa celebramos a doação de Jesus por nós, a Instituição da Eucaristia corresponde à nossa Ação de Graça pelas maravilhosas dádivas, que antes de morrer, Jesus nos deixa: a Eucaristia, o sacerdócio e o mandamento do amor”, ressaltou.

Veja também: 

Ainda de acordo com Pe. Antônio, a Eucaristia é a presença de Deus. “Ela é Cristo presente, vivo em nosso meio nos dons que o simbolizam, no vinho consagrado, corpo e sangue Dele oferecidos e, permanentemente, entregue por nós”, pontuou.

Sobre a importância da participação dos cristãos nas celebrações da Quinta-feira Santa, o padre deixou uma orientação: “Pela celebração e pela Liturgia nós vivemos o Mistério de Cristo. Então, vá a uma igreja, procure a mais perto da sua casa. Se você está viajando, procure uma comunidade, participe e viva a alegria que Cristo oferece. Na cruz, no pão, no vinho e no gesto de tamanha humildade lavando os pés dos discípulos”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno