Evangelização

Missa do Crisma, Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

Quinta-feira Santa foi marcada pela presença e participação de romeiros e trindadenses.

O Programa Pai Eterno está mostrando como foi a Semana Santa, em Trindade (GO). Na Quinta-feira Santa teve a Missa do Crisma, com a bênção dos Santos Óleos. Presidida pelo arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, a celebração contou com a presença de padres de toda a Arquidiocese de Goiânia, além de romeiros e trindadenses. O destaque foi desta terça-feira, 3. (Assista ao vídeo abaixo) 

É neste dia que os padres renovam seus votos sacerdotais. “É um dia de muita importância para os padres, pois celebramos a instituição do Ministério Sacerdotal, e nesta ocasião, junto com toda a Igreja, no mundo todo, os padres renovam as suas promessas de servir a Deus amando e cuidando da Igreja”, ressaltou  Pe. Vitor Simão, secretário de pastoral arquidiocesano.

Os óleos utilizados durante todo o ano nos batizados, crisma e na unção dos enfermos é consagrado e abençoado nesta missa. O óleo do Crisma significa a plenitude do Espírito Santo e revela que o cristão deve irradiar o perfume de Cristo. Já o óleo utilizado no Batismo, significa a libertação do mal.

“Isso significa toda a riqueza dos Sacramentos da Igreja, que provem do coração de Cristo morto na cruz. Quando Jesus morreu, saiu do seu coração saiu sangue e água. São Sacramentos da Igreja”, explicou Dom Washington Cruz.

A romeira Rosália de Oliveira Coelho, de Goiânia (GO), participou da celebração. “Prestar a minha homenagem ao Divino Pai Eterno e conhecer mais sobre os Santos Óleos”, afirmou. Já o Everado Bezerra Diniz veio de Paranatinga (MT) e agradeceu ao Pai Eterno por estar em Trindade na Semana Santa. “Realização de um sonho! Muita emoção”, disse.

Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés

Também na Quinta-feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés marcou o início do Tríduo Pascal. A celebração relembra a última ceia do Senhor, que foi traído e ofereceu a Deus Pai o seu corpo e sangue sob a espécie do pão e do vinho.

“Tudo que nós celebramos hoje, com todo o seu simbolismo, lembrando uma memória histórica, que é um fato que Jesus, o Senhor, veio para nos dar a vida. Ele se faz servo, servidor, lavando os pés dos seus discípulos e ao mesmo tempo, após o gesto de abaixar-se aos pés, Jesus senta-se com eles à mesa e ali acontece a instituição da Eucaristia”, explicou o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira.

Ainda segundo o reitor, a principal mensagem para os católicos está relacionada ao serviço e amor ao próximo. “Olhar para a pessoa de Jesus como filho de Deus enviado ao mundo, que veio para nos salvar, redimir. Mas este Deus, que continua servindo a pessoa humana, curvando-se até nós, de modo que toda a nossa vida precisa ser voltada aos serviços em prol daqueles que mais precisam”, concluiu.

Outro momento importante da celebração é a Instituição do Sacerdócio. Com as palavras “Fazei isso em memória de mim”, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia. Esses mesmos sacerdotes são os que dão continuidade ao gesto dos lava-pés. “Um gesto de fé, buscando ver tudo que o lava-pés nos trás, a humildade de Jesus ao mostrar aos apóstolos o quanto ser humilde é importante. Isso é a maior mensagem de Jesus para gente”, afirmou o bombeiro militar, Jean Bernardes.

A pedagoga Viviane Pereira da Silva Melo também tirou ensinamentos a exemplo de Jesus. “Tiro disso força, coragem, superação, e humildade com aquilo tudo que Cristo viveu no seu martírio até a sua morte e ressurreição por nós”, ressaltou.

Ao final da celebração o Santíssimo Sacramento foi conduzido, em procissão, até a Igreja Matriz de Trindade.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno