Evangelização

Tempo Pascal: Cristo está no meio de nós

Pe. Rodrigo de Castro fala sobre o período vivenciado pelos católicos durante 50 dias após a Páscoa.

A Igreja Católica vivencia atualmente o Tempo Pascal, período de 50 dias após o Domingo de Páscoa. Este foi o tema da entrevista, exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 9, com o Pe. Rodrigo Ferreira de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, em Goiânia (GO). (Assista ao vídeo abaixo) 

Talíta Carvalho: Padre, o que significa este período de Páscoa?

Pe. Rodrigo de Castro: Para nós, o período de Páscoa é o mais importante que existe. Este período é o que nós celebramos a vitória de Cristo. Cristo venceu, está vivo, ressuscitado. Então, nós celebramos os 50 dias como se fosse um só dia. De maneira muito especial, nós celebramos a Oitava de Páscoa pós o Domingo de Páscoa até o Domingo da Misericórdia, que é o segundo domingo, este ano do dia 1º ao dia 8 de abril, nós celebramos a Oitava durante oito dias como se fosse um único dia, uma única missa, porém os 50 dias tem essa função. Um só dia, o grande dia, depois da grande semana. Isso para entendermos a dignidade do que nós estamos celebrando, Cristo está no meio de nós.

Talíta Carvalho: E qual é a Liturgia neste período e a cor litúrgica utilizada nos paramentos e altar?

Pe. Rodrigo de Castro: A Liturgia é uma só. Na Oitava de Páscoa se canta o “Glória” todos os dias, aquilo que fazemos somente no domingo, agora fazemos todos os dias. Como podemos perceber, a decoração que foi usada no Domingo de Páscoa também se usa todos os dias. É única decoração, ou seja, coo se fosse um único dia. A Liturgia nos leva a este encontro verdadeiro como o nosso Deus. Lembrando que a cor da Páscoa é o branco.

Talíta Carvalho: Padre, é um período de oração que continua conforme vivenciamos na Quaresma, não é mesmo?

Pe. Rodrigo de Castro: É sim, continua. Inclusive a Via-Sacra, que nós rezávamos meditando a dor, a Paixão, agora nós meditamos a Ressurreição de Jesus. Que todos recebam as bênçãos da Sagrada Família, do Divino Pai Eterno. Tenham uma feliz e abençoada Páscoa!

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno