Trabalho com qualidade de vida

Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho sugere reflexão sobre a importância das atividades físicas no ambiente laboral.

Comemorado no dia 28 de abril, o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho tem o objetivo de conscientizar profissionais sobre a importância da segurança no ambiente laboral, além de incentivá-los à prática de atividades físicas para a qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral, oferecida aos colaboradores da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) é um exemplo de atividade que oferece melhores condições físicas e mentais, reduzindo, ao mesmo tempo, as possibilidades de desenvolvimento de doenças ocupacionais. Em entrevista especial, a fisioterapeuta responsável por ministrar as aulas, Domileide Calixto, ressalta o quanto a prática é importante para os colaborares e, consequentemente, para o aumento da produtividade na entidade.

Qual é a importância da ginástica laboral para os colaboradores da Afipe?

Domileide Calixto: A ginástica laboral é um instrumento de grande importância para a prevenção de doenças osteomusculares, bem como a promoção da saúde dos colaboradores da Afipe. Entre os benefícios estão a redução da fadiga, diminuição do sedentarismo, melhoria da flexibilidade, consciência corporal, entre outros. Além disso, por promover momentos de descontração e integração entre os funcionários, contribui para o bem-estar mental, aliviando o estresse, fator contribuinte no desenvolvimento de patologias laborais.

Como é definido o plano de atividades oferecidas aos colaboradores?

O atual programa de ginástica laboral busca combinar atividades de relaxamento e exercícios físicos durante a semana. Temos, por exemplo, exercícios para ganho de flexibilidade, com alongamentos dinâmicos e estáticos; mobilização articular; aeróbicos; fortalecimento muscular com ou sem o uso de material; exercícios posturais, que incorporam técnicas de reeducação do movimento, como pilates de solo; e técnicas de relaxamento com exercícios respiratórios e massagem relaxante.

De que forma a entidade é beneficiada ao oferecer aos seus colaboradores práticas que previnem doenças ocupacionais?

Ao investir na saúde de seus colaboradores, a entidade minimiza os impactos decorrentes das tarefas laborais, como dores musculares, por exemplo. Além disso, contribui para o bem-estar dos profissionais, que ficam mais motivados para desenvolver seu trabalho, o que gera o aumento da produtividade e a redução de faltas e afastamentos por motivos de doenças.

Como é feito o trabalho de conscientização junto aos colaboradores para incentivá-los a participar das atividades?

Para estimular a participação dos colaboradores, procuro esclarecer a importância e os benefícios gerados pelas atividades realizadas durante as aulas. Evidencio o quanto a ginástica laboral melhora sua condição física e psicológica e favorece a integração entre eles, enriquecendo a produção em equipe. Os exercícios ainda corrigem vícios posturais, aumentam a disposição ao trabalho, diminuem as lesões por esforços repetitivos e os níveis de estresse e tensão geral. Todas essas informações são transmitidas aos colaboradores por meio de palestras educativas, realizadas periodicamente no local e durante o dia a dia na instituição.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno