Notícias

Reunião de carreiros discute melhorias para Romaria 2018

Cerca 350 carreiros participam do desfile na Festa de Trindade. A logística é preparada meses antes. Confira!

A Romaria do Divino Pai Eterno 2018 se aproxima e, por isso, os carreiros já começaram a se organizar. Uma reunião, realizada na Igreja Santa Luzia, em Trindade (GO), reuniu representantes de comitivas de várias cidades, que sempre marcam presença na Festa. A equipe de reportagem do Programa Pai Eterno acompanhou o encontro. (Assista ao vídeo abaixo)

O carreiro Florêncio Ribeiro de Castro, de Inhumas (GO), já participa há dez anos da Romaria. “Somos incentivados pelos familiares. A tradição vem de pai para filhos, primos. Nos inspiramos no Sebastião Pires, ele é muito sábio e é pioneiro como carreiro”, contou.

A emoção de ser carreiro e filho do Pai Eterno é sempre estampada no rosto de cada um e durante a reunião, eles trataram sobre melhorias para os dias que estarão em Trindade, durante a Festa. “Atravessamos muitos lugares que não tem água, por exemplo, e as pessoas que nos recebem em pousos, às vezes não tem condições de fazer o necessário”, comentou o carreiro Osmair Venceslau Rodrigues, de Goianira (GO).

Da comitiva de Petrolina (GO), o carreiro Reis Carlos da Costa disse que a devoção é o que incentiva a tradição: “Tínhamos que ter um retorno das melhorias políticas. O que é da parte do Divino Pai Eterno, não precisamos preocupar, Ele não falha!”.

Veja também: 

Representantes de órgãos públicos estiveram presentes para discutir os temas abordados. “O objetivo deste encontro é organizar a vinda dos carreiros para o desfile. Temos um fluxo muito grande de carros de boi. Então, todos os anos eles precisam de condições durante o trajeto, ponto de apoio e segurança”, pontuou Vânia Ilídia Coelho,  gerente administrativa da Agência de Turismo de Trindade.

Anualmente, cerca de 350 carreiros vêm com seus carros de boi e suas famílias para participar da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. A coordenadora de Educação e Planejamento da SMT de Trindade, Rosângela de Souza, explicou que o trânsito da cidade precisa passar por algumas mudanças no dia do desfile. “Esperamos que a partir desta reunião consigamos chegar a um acordo que fique bom para todos, para que os carreiros sejam bem acolhidos e não tenham nenhum problema e danos para a comunidade que reside em Trindade”, ressaltou.

Do encontro sairá um planejamento elaborado pelos diversos órgãos da Prefeitura de Trindade. Tudo com a intenção de acolher da melhor forma possível os carreiros, que todos os anos marcam presença na Festa. “Será mais uma festa bem boa. A gente vem todos os anos e já estamos nos preparando”, concluiu o carreiro Reis Carlos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno