Evangelização

Você sabe a diferença entre Pastoral, Movimento e Ministério?

Pe. Idemar Costa fala sobre os conceitos e importância de cada um. Confira!

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 30, explicou qual é a diferença entre Pastoral, Movimento e Ministério na Igreja Católica. Quem explicou o conceito e a importância de cada um foi o Missionário Redentorista, Pe. Idemar Costa. (Assista ao vídeo abaixo)

De acordo com Pe. Idemar as pastorais tem a função de comunicar em comunhão com o corpo da Igreja. “As pastorais principais, ou as que têm maior relevância são: Pastoral Catequética, Pastoral Idosos, da Criança, Pastoral Litúrgica, porque estão muito em comunhão com a Igreja local e comunicam o Evangelho de uma forma dinâmica, própria. Não estou dizendo que não haja outras pastorais e que não são importantes na vida da Igreja, muito pelo contrário”, pontuou.

Para participar de uma pastoral, o católico precisa participar de alguma comunidade pastoral. “Sem vinculo com a comunidade não é possível um agir pastoral, pois a pastoral nasce e tem por fim a ação comunitária”, afirmou o padre.

Veja também:

Já os movimentos são externos à igreja local, mas atuam dentro da paróquia. “Os movimentos tem carisma próprio. São normalmente fundados por uma pessoa que dá o caminho espiritual, que dá a direção espiritual e também as norma de vida para a ação daquele movimento”, explicou.

Os principais movimentos são: Renovação Carismática, Vicentinos, Legião de Maria e tantos outros. “Esses movimentos têm a característica de trazer vida à Igreja, vigor, renovação, força, alegria e ajuda a Igreja a se configurar dentro da realidade de um tempo”, pontuou o Missionário Redentorista.

E os ministérios se referem aos dons. “Os ministérios são expressões, dons de Deus para o serviço da comunidade. O Ministério da Palavra, o Ministério da Ação Litúrgica e assim por diante. Segundo o Conselho Vaticano Segundo, a Igreja é todo o corpo de Deus, aqueles que são ordenados, mas também o todo o corpo laical, que atuam, evangelizam toda a comunidade cristã”, concluiu Pe. Idemar.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno