Notícias

Trindade prepara Romaria do Divino Pai Eterno 2018

Festa será entre os dias 22 de junho e 1º de julho. Programação oficial será divulgada em breve.

Mais uma Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno se aproxima e a Capital da Fé de Goiás, Trindade, já se prepara para receber os romeiros. Neste ano, a Romaria 2018 será realizada entre os dias 22 de junho e 1º de julho. Os órgãos responsáveis pela organização da Festa já estão envolvidos com o planejamento desse grande evento religioso.

No mês passado, autoridades governamentais e religiosos se reuniram para tratar de assuntos importantes relacionados à Festa. “Mal termina uma Romaria e nós já começamos a organizar a próxima. Esta reunião tem um papel fundamental, porque é a partir dela que vamos tomando decisões que são colocadas em conjunto para que tenhamos êxito em mais um ano”, pontuou o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira.

Em 2017, cerca de 2,9 milhões de pessoas passaram por Trindade nos dez dias de festividades. De acordo com o reitor, este ano, o Santuário Basílica tem novidades para a Romaria: “Estamos construindo 22 novos banheiros com vasos sanitários, dois deles com chuveiro, além do fraldário, tudo para atender melhor o nosso maior público, que são as mulheres. No Cineteatro Afipe teremos atrações culturais todos os dias, programação religiosa e filmes”.

A Polícia Militar, juntamente ao Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Trindade e Governo de Goiás, trabalham para garantir a boa acolhida e segurança de quem chega na cidade. O Major Ênio Hans, comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, destacou que o planejamento para atender os romeiros já está pronto: “Cerca de 2.500 homens passarão por Trindade durante os dez dias de Romaria. Nós teremos também um grande apoio das tropas especiais como o Batalhão de Choque, a ROTAM, GRAER, Cavalaria e GIRO. Todas essas forças estarão presentes para garantir a segurança e a tranquilidade dos turistas e romeiros”.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com cinco postos espalhados pela cidade com funcionamento 24 horas por dia. “Em relação à H1N1, as pessoas podem ficar despreocupadas e virem para a Romaria. Não temos epidemia no Estado de Goiás, temos casos isolados, que estão sendo acompanhados, monitorados. Então, não temos preocupação. Inclusive, na Vila São Cottolengo, todos os internos e funcionários já foram imunizados com a vacina. Estamos monitorando, acompanhando. Não temos o receio de uma epidemia”, tranquilizou o diretor de Vigilância e Saúde de Trindade, Leonardo Isidório.

Vistoria em Hotéis e Pousadas

Os hotéis e pousadas da cidade têm grande aumento na procura durante os dez dias de Festa. Para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, o Corpo de Bombeiros faz vistorias às dependências dos locais que hospedam os romeiros.

O Hotel Liguori foi um dos vistoriados e por lá já está tudo certo. Quem conferiu foi a Ten. Regiane Cavalcante Pinheiro. “As placas de sinalização são necessárias em caso de falta de energia no estabelecimento para que a pessoa consiga visualizar e sair de forma segura da edificação. Ela sempre é exibida na saída de emergência, dos quartos, das escadas, para orientar em qual sentido que a pessoa, o público deve seguir para sair de forma positiva”, explicou.

A distribuição de extintor de incêndio, hidrômetros e a regularidade das escadas também foram itens vistoriados. “Só depois de olhar se o cumprimento das exigências está correto, nós emitimos o Certificado de Conformidade. Então, é bom que o romeiro sempre que fizer uma reserva, pergunte sobre a certificação do Corpo de Bombeiros e o alvará da Prefeitura. Isso vai garantir o estabelecimento seguro como este”, disse a tenente.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno