Notícias

Obra do Novo Santuário passa por prova de carga

Etapa é necessária para garantir a qualidade e a segurança no peso que a laje suportará.

Os operários estão se dedicando atualmente à prova de carga em placa, mais um trabalho realizado para garantir a qualidade e a segurança na obra do Novo Santuário de Trindade, em Goiás. A próxima etapa será o cimbramento. (Assista ao vídeo abaixo)

“Estamos realizando o ensaio de carga em placa. É um ensaio simples, mas é mais um necessário para verificar a qualidade em suporte da nossa obra. Este ensaio verificará a parte do terreno que já realizamos a compactação e fundação. Então, com essas etapas concluídas realizamos este ensaio para verificar o suporte deste terreno para suportar o escoramento da laje”, explicou o engenheiro Luiz Rossi Neto.

De acordo com o engenheiro, o objetivo maior é verificar o peso que a laje suporta. “Hoje estamos aplicando doze toneladas e uma placa de aço com um raio de 80 cm. Com isso iremos verificar se o terreno suporta o que precisamos. É um ensaio para dar segurança mesmo. O único equipamento é um macaco hidráulico, que aplica a carga de doze toneladas em uma placa com um raio de 80 cm”, ressaltou.

Veja também: 

Após a prova de carga, o próximo passo é o cimbramento, um conjunto de estrutura montada provisoriamente. “Com a nossa fundação concluída neste setor da obra, estamos iniciando a estrutura. Com ensaio em placa executado, temos a segurança de que este terreno suporta o cimbramento. Ele tem a função de suportar todo o concreto fresco aplicado, no nosso mezanino inferior. Além disso, todo o equipamento necessário, todo o operacional necessário”, pontuou.

Segundo o engenheiro, é preciso que o cimbramento fique até que a laje consiga a resistência de próprio suporte. “Esse trabalho é feito até o final dos 28 dias, quando termina o prazo de secagem do concreto. Envolve uma quantidade imensa de funcionários para executar a montagem. O principal é o carpinteiro. Agora o cimbramento está sendo montado para receber a laje do mezanino inferior. A próxima etapa será a montagem da armadura, das lajes, vigas e depois a concretagem”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno