Evangelização

Escolha do tema integra planejamento da Romaria

Este ano, a Igreja no Brasil celebra o Ano do Laicato, tema é relacionado ao trabalho do leigo. Confira!

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 28, mostrou que a escolha do tema também faz parte do planejamento da Romaria. O temário é planejado com muito carinho e estudo da devoção, além de direcionar todas as outras ações da Festa. Membro da equipe de liturgia da Arquidiocese de Goiânia, José Reinaldo F. Martins Filho, explicou detalhes sobre este processo de escolha do tema da Romaria 2018. (Assista ao vídeo abaixo)

“Leva-se em conta a realidade da Igreja no Brasil de maneira geral. No último ano, que o Brasil celebrava os 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o tema da Romaria tinha relação com o tema do Ano Mariano. Este ano, a Igreja no Brasil celebra o Ano do Laicato, ou como os bispos tem preferido chamar o ‘Ano dos Cristãos Leigos e Leigas’, por isso o tema da Romaria 2018 foi pensando conforme esta temática”, pontuou.

Como um dos responsáveis pela criação do tema, José Reinaldo destacou o que foi levado em consideração durante a escolha: “O tema do Laicato aparece na Igreja no Brasil, em um tempo que o próprio Papa Francisco vem enfatizando a reflexão sobre um aspecto da Igreja que apareceu a partir do Conselho Vaticano II, que é o aspecto da ministerialidade, a Igreja que se expressa pela diversidade de serviços, carismas e ministérios”.

Veja também: 

Neste ano o tema da Romaria é: “Pai Eterno, somos Teus filhos”. Com início em 22 de junho, a programação segue até 1º de julho, dia da Grande Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. “O tema congrega os devotos ao redor da Imagem do Pai Eterno, que a cada vez vai sendo apresentada por um viés específico, uma das maneiras específicas pelas quais ela pode se manifestar. Então, neste ano elegemos a figura do Pai que se relaciona com seus filhos”, ressaltou.

De acordo com José Reinaldo, o tema sempre é escolhido com a intenção de fazer com que os romeiros reflitam, rezem e sintam, de fato, a presença do Pai. “Eu convido a todos os romeiros, romeiras, que no caminho até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, na participação da Liturgia, ao longo dos nove dias de novena, levem em conta o tema, e não de maneira geralmente receptiva, mas se coloque em sintonia com o tema, trazendo-o para sua própria vida, colocando a luz do que é refletido, de modo que ela esclareça a sua relação filial com Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, por nós em Goiás, na figura do Divino Pai Eterno”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno