Saiba como foi o processo de criação do cartaz da Romaria 2018

Após pesquisas e muito empenho, equipe apresentou o resultado da identidade visual de mais uma Festa.

O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 30, mostrou como foi o processo de criação do cartaz da Romaria deste ano. Após a decisão do tema, várias pesquisas foram feitas para que o resultado final fosse apresentado. A equipe do departamento de Marketing da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) se empenhou e mais um cartaz está pronto para divulgação da Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. (Assista ao vídeo abaixo)

“Em janeiro, o Pe. Edinisio passa para gente qual é o tema que vamos abordar na Romaria do ano. Desta vez, ele chegou e disse que o tema seria relacionado aos leigos. O ano que o Vaticano está vivenciando é exatamente o Ano Laicato. Então, precisávamos colocar no cartaz ‘Pai Eterno’, que tem quatro personagens; e também quando as pessoas vissem o cartaz, conseguissem ver o tema do cartaz”, pontuou Bárbara Simões, coordenadora de Marketing da Afipe.

Segundo ela, muitas reuniões e pesquisas foram realizadas durante os primeiros meses do ano. “O cartaz tem um pedacinho de cada um da nossa equipe. Foi muito tempo para podermos chegar a um consenso, chegar a um cartaz, que para nós ficava bonito, mesmo com muitas informações. Quando chegamos no consenso que usaríamos os vitrais do Santuário, para poder colocar os leigos no cartaz, a gente pensou como poderíamos fazer esses traços mais simples, em que as pessoas olhassem para o cartaz e vissem que realmente eram leigos”, ressaltou.

Diogo Oliveira, designer gráfico, contou que a ideia principal partiu da utilização dos vitrais que estampam o Santuário Basílica: “Baseado nas pesquisas que fizemos e na vontade do Pe. Edinisio de querer colocar o vitral no cartaz, buscamos referências aonde pudéssemos colocar esse tanto de informação de uma forma coerente, de forma que um leigo pudesse entender, uma pessoa que não está participando do processo de criação possa entender e se identificar como parte do amor do Pai Eterno”.

Sobre as cores utilizadas, o designer gráfico reforçou que o azul e o amarelo simbolizam a luz e o céu. “É essa ideia de estar abençoado pelo Pai Eterno. A parte do cartaz é que pensamos todas as outras peças da Romaria. Ele seria a primeira peça, a mais importante, para todo o conceito de Romaria 2018. É isso que queremos passar. Quando dizemos ‘Pai Eterno, somos Teus filhos’, a ideia é que a pessoa pense que seu trabalho para a Igreja é muito mais importante do que imagina”, pontuou Diogo.

Já o ilustrador Ramón Fonseca disse que quando recebeu a solicitação da ilustração fez uma vasta pesquisa em busca de inspiração e referencias. “Pesquisei vitrais bizantinos, tentei captar o traço que era feito. Inclusive o traço do Perpétuo Socorro. Então, eu fiz diferentes ilustrações, cada uma simbolizando determinado leigo, fazendo alguma atividade e no fim, fiz uma composição com todos os leigos em um vitral só”, afirmou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno