Evangelização

Igreja celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, 31

Data representa a manifestação e adoração a Jesus Cristo. Goiânia (GO) segue tradições dos tapetes nas ruas.

Nesta quinta-feira, 31 de junho, a Igreja Católica celebra Corpus Christi. O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 30, explicou qual é o sentido da solenidade para os cristãos e mostrou como ela é celebrada por aqui. (Assista ao vídeo abaixo)

De acordo com Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, o data é uma manifestação de amor a Jesus. “Jesus já não mais está nos dias de hoje, somente lá nos Sacrários das nossas igrejas, nos altares onde são celebradas as Santas Missas, mas Jesus também está no Ostensório, pelas ruas das nossas cidades, saindo e tendo essa adesão da comunidade, dos católicos, dos fieis e celebrando com muita fé e devoção desse dia tão bonito em honra a Jesus, Hóstia Santa”, explicou.

Trata-se de uma tradição histórica, as ruas ficam coloridas e os fieis saem para rezar e participar da passagem do corpo de Jesus Cristo. “Veio de Portugal para nós. Aqui em Goiás, por exemplo, há manifestações bonitas. Uma delas é na Matriz de Campinas. Foi lá que iniciou a costume dos tapetes de Corpus Christi. Hoje, já fazemos na Praça Cívica, no centro da cidade, onde foi feito em décadas anteriores o nosso Congresso Eucarístico, que hoje nos remete para essa festa bonita, que todos os anos celebramos lá. Muitos membros, um só corpo, muitos dons e um só espírito. Os 27 padres da nossa Igreja, nosso arcebispo, todos unidos em torno da Eucaristia”, completou o padre.

Veja também: 

Neste dia, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas. “Temos em cada uma das nossas igrejas, de acordo com suas realidades, muitas peças bonitas, muitas atrações que nos levam a dar essa dignidade a Jesus, Hóstia Santa. Sair com os tapetes nas ruas, preparados pelas famílias, é uma experiência bonita, através da serragem, de materiais recicláveis doados. Tudo estendido com muito carinho e amor, com símbolos cristãos, para que Jesus possa passar por cima”, pontou Pe. Rodrigo.

De acordo com o padre, a verdadeira mensagem da celebração é: “Jesus que passa, Jesus no Santíssimo Sacramento, Jesus no altar, o centro da nossa Igreja. O que nós temos de mais sagrado a passar por cima desses tapetes. Não é todo mundo que passa por cima dos tapetes, é somente aquele que está carregando o Ostensório, hora o bispo, ora um sacerdote ou diácono”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno