Devoção

Missa dos Foliões: tradição cultural e religiosa na Romaria

Em mais um ano, foliões se reuniram para programação da Festa de Trindade, em Goiás.

Neste penúltimo dia da Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), a Missa dos Foliões reuniu centenas de romeiros no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Como já é tradição, as folias chegam à Capital da Fé de Goiás para relembrar a cultura popular do interior goiano.

Presidida pelo Pe. Natalino Martins, a missa foi entoada por cânticos e versos da Folia de Reis. Coordenador da Companhia de Reis Estrela Sagrada, de Barretos (SP), Pedro Henrique Aparecido Borges afirma que o grupo de 20 foliões faz questão de vir a Trindade para a Romaria. “Nos sentimos muito bem recebidos aqui. Esta é a nossa 10ª Romaria e a Festa é muito boa, bem organizada, a missa é muito bonita, especial e valoriza a cultura dos foliões”, afirmou.

Folião desde os 11 anos de idade, Pedro Henrique Vanini, hoje com 17 anos, é um dos palhaços da folia e a primeira vez que vem com o grupo para Capital da Fé de Goiás. “Uma honra pisar na terra do Divino Pai Eterno. A nossa folia é muito unida, tem muita fé e nós valorizamos muito a cultura do folia, que relembra quando os Reis Magos visitaram o Menino Jesus”, afirmou.

Veja também:

Também em Trindade pela primeira vez, está a esteticista Mara Lúcia Maravilha. Ela é de Belo Horizonte e nunca tinha visto a apresentação de uma folia. “Meu pai vem a Trindade há muitos anos e, neste ano, eu decidi vir com ele e alguns amigos. Está sendo uma experiência incrível. Conhecer a folia, que eu nunca tinha visto; a cidade, a fé do povo no Divino Pai Eterno, as missas e novenas. Estou realmente encantada com este costume e tradição daqui”, declarou.

Já o romeiro João Carvalho de Brito, de Anápolis (GO), vem para a Romaria todos os anos no último sábado justamente para acompanhar a Missa dos Foliões. “Eu gosto muito. É uma tradição que eu herdei dos meus avós, meus pais. Então, eu cresci gostando de folia. É muito bom ver que a cultura ainda é viva e reconhecida aqui no nosso Estado”, ressaltou.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store