Devoção

Conheça os elementos do altar externo do Santuário Basílica

Devido ao grande número de pessoas, nos últimos dias da Romaria, celebrações acontecem na Praça da Basílica.

Nos últimos dias da Romaria, o número de romeiros que visitam Trindade (GO) e participam das missas no Santuário Basílica aumenta muito. Por este motivo, algumas celebrações são realizadas no altar externo. São as chamadas missas campais. Para isso, é necessário organizar um altar monumental, que é chamado assim pela grandiosidade e pela quantidade de pessoas que acolhe.

O altar externo do Santuário Basílica tem um nível mais alto, onde fica o painel com o tema e identidade da Romaria. Logo abaixo, está o local onde ficam os ministros da Eucaristia. E, em seguida, bem no centro, já descendo para o nível que fica a estrutura do presbitério, com o altar, está o local onde é colocada a Imagem do Divino Pai Eterno. Este é um dos lugares mais importantes. “É a Ele o nosso louvor, a nossa adoração nesta Romaria. Então, é colocado neste lugar, para que seja avistado de qualquer ponto desta praça”, explicou o Missionário Redentorista Ir. Diego Joaquim.

O nível do presbitério é também o que fica mais próximo do povo e onde é montada toda a estrutura para que as celebrações aconteçam. Um local que quase ninguém conhece e, muitas vezes, nem sabe que existe é a Capela do Santíssimo, que fica logo abaixo de uma das escadas laterais. “Quando temos a celebração aqui na Praça, é onde colocamos o Santíssimo Sacramento que é levado para adoração e bênção, durante as Novenas, e também para a distribuição aos fiéis, durante as Missas. Um lugar com dignidade, com segurança, mas, um lugar temporário”, destacou Ir. Diego.

Outro ponto importante, segundo o Missionário Redentorista, é a cadeira presidencial, onde fica aquele que vai presidir a celebração: “Especialmente na Santa Missa, quem preside faz a pessoa de Cristo, em latim Persona Christi. Por isso, a cadeira é diferente e se destaca diante de todos os outros elementos”.

O altar de uma das capelas do Santuário também é levado para o presbitério onde são celebradas as missas campais. De acordo com o Ir. Diego, ele é um elemento de continuidade da cadeira presidencial. “Ele caminha até aqui para renovar o mistério do sacrifício pascal de Cristo”, ressaltou o religioso.

A mesa da palavra também é um elemento importante para toda celebração Eucarística. “É um elemento importante porque nós não podemos celebrar a Eucaristia sem ouvir a Palavra de Deus que alimenta o nosso espírito, o nosso coração, e que nós devemos colocar em prática. Portanto, é um local importante da Liturgia da Santa Missa”, completou Ir. Diego.

Para finalizar, o religioso relatou que a emoção de celebrar no altar campal é diferente porque dá para ter uma noção melhor da grandiosidade da devoção ao Divino Pai Eterno: “É muito bom celebrar dentro do Santuário. Mas, celebrando aqui fora e vendo essa multidão incontável, com certeza, a gente renova inclusive a própria fé e esperança de ver essa disponibilidade das pessoas de estarem rezando aqui”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno