Devoção

Turismo Religioso em Trindade

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo.

Trindade (GO) é o segundo ponto turístico religioso mais procurado no Brasil. Ao longo de todo ano, são mais de 4 milhões de pessoas que visitam a Capital da Fé de Goiás em busca das origens da devoção ao Divino Pai Eterno. Somente nos dez dias da Festa de Trindade, que este ano aconteceu de 22 de junho a 1º de julho, cerca de 3 milhões passam pela cidade.

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No Brasil, não é diferente, já que o setor é responsável por gerar cerca de R$ 15 bilhões anualmente, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. O estudo ainda mostra que 96 destinos distribuídos em 344 municípios brasileiros possuem calendário de eventos exclusivos do turismo religioso, o que gera a circulação de milhões de pessoas e consiste em um forte incentivador da economia.

Para o coordenador da Pastoral Nacional do Turismo, Pe. Manoel Filho, é preciso reconhecer o turismo religioso como vetor de desenvolvimento, precisamente desenvolvimento sustentável: “Isso deve ser investido e incentivado. O Turismo Religioso apresenta características específicas que precisam ser discutidas e colocadas em prática”.

O arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, destacou as singularidades do turismo religioso. “Quando se trata do assunto, mais importante do que os locais visitados, é a emoção, a experiência de fé que o peregrino sente em seu coração. Por isso, é importante despertar para a valorização do setor e mostrar o quanto vale a pena desenvolvê-lo, já que também é uma fonte de renda e mexe com os destinos religiosos do ponto de vista econômico”, pontua.

Turismo em Trindade

O turismo religioso na Capital da Fé de Goiás sempre trouxe um desenvolvimento econômico-social. Em época de Romaria, isso se intensifica. Durante a Festa em louvor ao Divino Pai Eterno, é expressivo o aumento na procura por pousadas, restaurantes, produtos religiosos e outros serviços. O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fernando Carlos Pereira, explicou: “A procura nos hotéis e pousadas aumenta bastante. Em torno de 60, 70%. Na quinta-feira, dia do Desfile dos Carros de Boi, 100% das pousadas estão ocupadas.”

A Romaria muda completamente o cotidiano da cidade. De 120 mil habitantes, Trindade recebe, nos dez dias, mais de 2,5 milhões de pessoas, o que causa grande impacto em várias áreas. “Nossa cidade recebe muitas pessoas em dez dias. Imagine o volume de renda para o município. Não somente o lado financeiro, mas também muitos empregos formais e informais. Isso traz mais condições pra gente.”

Para o empresário Amauri Amadeu é uma grande oportunidade de aumentar as vendas. “Eu considero a Festa como o meu décimo terceiro. Dá um up na parte do comércio aqui na loja também”, afirmou.

Quem passa pela Festa não deixa de levar uma lembrancinha para aquela pessoa querida. A romeira Maria Guimarães Vaz, de Cezarina (GO), ressaltou: “Eu levo para minha filha, para meus netos, minhas amigas também. Eu gosto muito daqui. Só de falar que estive aqui, me sinto feliz.”

Os dez dias de Festa se encerraram, mas a Romaria continua. Muitas caravanas chegam, todos os dias, e, principalmente nos finais de semana, para celebrar o Pai Eterno, aqui, na Casa do Pai.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS











Newsletter