Evangelização

Turíbulo: o que é e como se comportar na presença de um

Este assunto foi destaque no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 18.

O turíbulo é o objeto que queima o incenso e é usado durante as celebrações, principalmente nas missas solenes. Ele tem um significado especial e muita gente tem dúvida sobre como se comportar quando ele é utilizado. Este assunto foi destaque no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 18.

Para explicar o que é e qual seu uso, nossa equipe conversou com Ênede Cordeiro, colaborador litúrgico. Ele explicou: “Turíbulo é um pequeno recipiente feito de metal. É um espaço onde fica o carvão para queima do incenso.”

Temos várias formas de adorar o nosso Deus, de honrar o Pai Eterno e uma das formas é por meio do incenso: “Assim como nossos pedidos e orações, a fumaça é levada a Deus Pai pelo céu”, exemplificou Ênede.

Existe também um movimento ideal para conduzir o turíbulo. “Para tudo que representa Jesus, ou seja, o Santíssimo Sacramento e a Consagração do Pão e do Vinho, são feitos três movimentos. Para objetos sagrados, são dois movimentos em três sequências (vide vídeo abaixo)”, disse o colaborador.

Há somente um turíbulo na celebração, “porque o significado dele é que a fumaça densa faça a purificação, aromatização e honra a tudo que está sendo realizado”, afirmou o entrevistado..

E como devemos nos comportar quando estivermos em uma missa, no momento do uso do turíbulo? “Quando o turíbulo é voltado para a assembleia, quando da preparação das oferendas, depois que o presidente da celebração incensa as insignias que serão consagradas, o acólito retoma o incenso e incensa o padre e, logo após, a plateia. É quando se deve ter respeito. A fumaça está abençoando, honrando quem ali está”, afirmou Ênede.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno