Evangelização

Província de Goiás se unirá às vice províncias de Fortaleza e Recife

Decisão foi tomada durante a Conferência Redentorista Latino-Americana e Caribenha, realizada em Trindade (GO).

Trindade recebeu até semana passada a Conferência Redentorista Latino-Americana e Caribenha. O encontro fez parte de um momento histórico para os missionários redentoristas de todo o mundo. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 20, mostrou como foram os dias de reflexão e estudo de melhorias para a Congregação Redentorista. (Assista ao vídeo abaixo)

A conferência foi convocada pelo Governo Geral da Congregação em função do 25º Capítulo Geral, que propôs uma reorganização. “Primeiro estamos trabalhando a questão de um plano apostólico, ou seja, as orientações pastorais que devem orientar todo o processo e o trabalho missionários dos redentoristas na América Latina e Caribe, e uma segunda proposta é trabalhar um plano de reconfiguração. Atualmente nós temos 23 províncias e vice províncias e 3 missões. São 26 unidades e a ideia seria reduzir o número das unidades para concentrar as forças missionárias nas prioridades que nós temos em nível da América Latina”, explicou Pe. Marcelo Araújo, coordenador da Conferencia Latino-americana e Caribenha dos Redentoristas.

Após dias de estudo e reflexões, a reestruturação foi aprovada para todas as unidades deste continente. Como resultado, a Província de Goiás se unirá às vice províncias de Fortaleza e Recife, além ainda das missões de Belém e Macapá. “A reestruturação é isso, um apoio para servir melhor, com maior qualidade e com maior quantidade de recursos, com maior desejo de solidariedade. E isso envolve nos atualizarmos para que as estruturas finalmente se desenvolvam e nosso trabalho seja melhor”, disse Pe. Luis Mauricio Pizarro Buguenõ, presidente da União dos Redentoristas do Sul da América Latina,

Cerca de 70 religiosos estiveram na Capital da Fé de Goiás para a reformulação. Eles tiveram oportunidade também de conhecer e vivenciar a devoção ao Divino Pai Eterno. “É um povo carinhoso que reconhece o quanto Deus ama e responde a esta devoção tão particular ao Pai Eterno pedindo em todos os momentos o auxílio necessário e também respondendo em agradecimento porque sentem este amor de Deus e a forma como Deus se manifesta neles”, comentou Pe. Felipe Santiago Burgos, presidente da União dos Redentoristas do Norte da América Latina.

Em 1894, Missionários Redentoristas vindos da Alemanha chegaram ao Brasil, em Goiás, depois de muito tempo a Assembleia Latino-Americana e Caribenha veio para fortalecer este sentimento de amor à missão redentorista e prepara-los para novos desafios. “O fato é que esta reestruturação e reconfiguração vem para otimizar as forças financeiras e missionárias. Toda a estrutura da congregação tem que estar a serviço da missão que é o anúncio explícito da Palavra”, ressaltou Pe. Luiz Vieira, Vogal Vice Provincial de Recife.

“Esta reunião que estamos aqui em Trindade nos está dando pistas de como nós podemos lidar com os desafios e as exigências da Igreja e das comunidades carentes, que são as beneficiadas com esta missão que estamos realizando”, concluiu Pe. Laureano Hurtado, Vigário Provincial Redentorista da Colômbia.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno