Devoção

Pontos de peregrinação mantêm tradições de fé em Trindade

Locais atraem romeiros que visitam a cidade durante todo o ano.

Nesta semana, na sexta-feira, 31, Trindade celebra seus 98 anos.  A cidade, também conhecida como a Capital da Fé de Goiás, recebe durante todo o ano milhares de devotos de várias cidades do país. Além do Santuário Basílica, outros pontos de peregrinação atraem as pessoas que chegam para conhecer a história da devoção ao Divino Pai Eterno. (Assista ao vídeo abaixo)

A arquitetura, formato e tamanho da Basílica impressionam quem chega. A Fita do Beijamento, dentro do Santuário e a Sala dos Milagres, na parte externa, são visitadas pela maioria dos romeiros. “Eu tenho muita fé, muitas bênçãos recebidas. São muitas coisas que aconteceram e é bom que passemos por aqui e vemos que as pessoas têm muita fé e é bom que passemos por aqui para ver. É muito bonito aqui”, declarou a romeira Maria Helena Dias, de Atibaia (SP), que visitou a cidade pela primeira vez.

De Pelotina (PR), Maria Helena de Carvalho se encantou com a beleza da arquitetura do Santuário. “Decoração linda”, disse. Igor Nogueira da Costa, de Conselheiro Lafaiete (MG) também gostou de conhecer a igreja. “Pela televisão vemos que parece pequena, mas aqui, pessoalmente, é tão grande. É uma experiência muito boa, que eu recomendo fazer isso”, disse.

As missas durante os fins de semana ficam sempre lotadas. Os Missionários Redentoristas são os responsáveis pela administração. “Gosto de Trindade por ser essa cidade acolhedora e gostaria de parabenizar a cidade, que completa 98 anos. A presença dos redentoristas aqui é muito significativa”, ressaltou o devoto Vitor Edézio Borges, de Porto Alegre (RS).

Na parte externa do Santuário Basílica está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. “Eu me sinto muito bem aqui, sinto uma paz enorme, uma alegria imensa para mostrar aos meus amigos que eu gosto de vir aqui, pois eu me sinto como se estivesse no paraíso”, afirmou Érica Moura Campos, de Ribeirão Preto (SP).

Outro ponto de maior visitação em Trindade é a Igreja Matriz. Centenária, histórica e tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio estadual e nacional. O romeiro Isaac de Castro, de Ponta Grossa (PR) gostou de conhecer a história da Matriz. “Um lugar muito bonito, histórico, cheio de paz interior. Sempre que estou em uma igreja gosto muito. Então, vou embora com o coração muito tranquilo”, afirmou.

Já a Via Sacra é local onde os devotos têm a oportunidade de sentir todo o sofrimento de Jesus Cristo até o momento da crucificação. São esculturas em tamanho real de uma beleza que chama a atenção. As estações terminam na Igreja do Santíssimo Redentor, também conhecida como Igreja Pe. Pelágio, missionário redentorista que se dedicou à Igreja em Trindade. “Visito esta igreja pela primeira vez e estou muito emocionado por isso. Pe. Pelágio foi muito bom, as pessoas sempre acreditavam muito nele”, afirmou o devoto Luiz Carlos da Silva, devoto de Santa Fé do Sul (SP).

Outro ponto importante de visitação em Trindade é a Vila São Cottolengo, o Santuário do Irmão. Pessoas com deficiências múltiplas são atendidas no local e recebem carinho e atendimento médico. Visitantes fazem questão de passar pela Vila, que recebe o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). “Eu visitei a Vila e estou encantada com o que vi lá. As pessoas precisam de muito carinho e recebem. Me emocionei com tanto carinho”, afirmou a devota Verônica Muimos, de Camaçari (BA).

O Carmelo da Santíssima Trindade também faz parte do roteiro de visitas. No local, as irmãs carmelitas vivem em clausura para reflexão e oração por todos os filhos e filhas do Pai Eterno. A obra do Novo Santuário é outro ponto que atrai muitos devotos que acompanham o progresso das etapas da construção. A Capela do Mirante, ao lado do canteiro de obras, é aberta para visitação e permite que todos rezem pela obra. “Acredito que ainda demora um bom tempo para ficar pronta, mas é uma igreja muito bonita que será erguida com a ajuda de Deus e dos devotos do Pai Eterno”, concluiu Natal de Fátima Oliveira, devoto de Itapetininga (SP).

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno