Devoção

“Quem procura a paz, a encontra aqui”, afirma morador de Trindade

Donato Couto da Silva construiu sua vida na Capital da Fé de Goiás e tem um carinho especial pela cidade.

Donato Couto da Silva, 85 anos, é nascido em Formosa (MG), mas trindadense de coração. Chegou à Capital da Fé de Goiás aos 12 anos para morar e trabalhar com um tio. Boiadeiro, nunca negou trabalho e viajou por várias cidades do Brasil. Aos 24 anos, decidiu parar com as viagens e casou-se com a primeira esposa, Narcísa Alves Duarte, com quem teve dois filhos. Após quatro anos de casamento, ficou viúvo. Com a segunda esposa, Miraltina Alves de Oliveira, teve cinco filhos e, recentemente, ficou viúvo mais uma vez. No total, são sete filhos, três netos e um bisneto.

Hoje, aposentado, Donato tem lembranças valiosas dos 36 anos que trabalhou como guarda na Igreja Matriz e no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. “Eu andei muito por este país, mas nunca encontrei uma cidade melhor que Trindade. Desde criança, eu sabia que meu lugar era aqui.  Trindade foi feita da fé do povo, da minha fé. Em tudo que eu vivi até hoje, eu não encontrei dificuldade alguma, sempre confiando em Deus e sempre perto da Igreja. Eu confio Nele e na minha fé!”, afirmou Donato.

Em todos esses anos vividos em Trindade, ele acompanhou de perto a evolução tanto da devoção ao Pai Eterno, quanto da cidade. “O começo de tudo foi muito difícil. Pe. Pelágio foi um homem de fé que andava por todo lado a cavalo para espalhar a fé, levava a Palavra de Deus. Era muita poeira, pasto, não tinha iluminação, mas isso não era impedimento. Hoje, a cidade melhorou muito, cresceu, povoou e o governo impulsionou isso. Temos tudo o que precisamos aqui”, pontuou.

Ao reconhecer a força da Igreja Católica na cidade, ele se emocionou em falar da importância dos padres redentoristas: “Falar do que a gente gosta é muito fácil. Eu tenho grandes amigos padres aqui na cidade. São pessoas do bem que, assim como o padre Robson, são filhos de Trindade. O padre Natalino também é outro, sou padrinho e o tenho como filho. Eu o vi crescer, se formar e se tornar padre. Tenho orgulho em dizer que sou amigo e conheço o trabalho redentorista bem de perto”.

Fiel romeiro do Pai Eterno, Donato participa anualmente da Romaria, além das missas e novenas diárias. “Tenho uma casa onde recebo romeiros amigos há 53 anos. Faço isso com o maior prazer. Eles vêm de outras cidades e ficam por aqui os dias da Festa”, contou. Sobre as mudanças que viu até hoje na Festa, uma ele destacou em especial: “A fé sempre foi forte, mas a estrutura era muito fraquinha. Não tinha nada de conforto, ao contrário do que é hoje e será ainda melhor quando a igreja nova estiver pronta”, disse.

Pe. Natalino Martins, Missionário Redentorista, contou que quando chegou a Trindade, em 1998, foi acolhido pela família de Donato, por quem sente tamanha gratidão. “Sempre foi minha referência familiar aqui, era com eles que eu tinha vida fora do seminário. Ele me colocava para trabalhar, vivíamos sempre juntos, eu e os filhos dele, que são meus amigos até hoje. A esposa dele, minha madrinha, antes de falecer derreteu a aliança de casamento deles e mandou fazer uma aliança de profissão religiosa para mim, me deram de presente e eu a uso constantemente. Então, é um carinho muito grande, um cuidado recíproco, um zelo de quem quer o bem, o meu bem. E ele é um homem de muita fé, fala de Trindade sempre com muito amor e gratidão por ter sido bem acolhido aqui, assim como eu também fui”, concluiu.

Hoje, com 98 anos, Trindade é reconhecida mundialmente como a Capital da Fé de Goiás. E moradores como Donato reconhecem a força, a fé e o amor do Pai Eterno como o principal motivo que transformou a cidade em um local que acolhe e recebe todos aqueles que buscam por meio da oração, encontrar a paz e aconchego no colo do Pai. “Quem procura a paz, a encontra aqui”, concluiu o aposentado, morador de Trindade.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store