Evangelização

Batismo: salvação e entrega ao Pai Eterno

Primeiro Sacramento da Igreja marca o início da vida cristã.

O Batismo é o primeiro Sacramento da Igreja Católica. É ele que insere cada um na vida cristã, pois mostra o desejo de alcançar a salvação. Por ele, as pessoas são libertas do pecado e entregues a paternidade de Deus. “No Sacramento do Batismo nós nos tornamos membros do céu, merecedores do paraíso por essa graça maravilhosa que confere o poder do Pai Eterno à nossa alma”, explicou Pe. Bráulio Maria Pereira, Missionário Redentorista.

Muitos casais fazem curso de Batizado antes de entregar os filhos ao Sacramento. De acordo Alice Bernardes Ferreira, coordenadora de curso de Batismo, a troca de experiências e a teoria passada são fundamentais para uma vida guiada com sabedoria e fé no Pai Eterno. “Este curso conscientiza os pais quanto à importância do Batismo. É uma preparação para que eles tenham consciência em educar os filhos na fé”, pontuou.

Já o catequista José de Araújo destacou a importância litúrgica do Batismo. “Apesar de ter uma série de ritos, sinais e símbolos, a liturgia do Batismo é encantadora, mas o mais importante é a presença viva de Jesus naquele momento. Quem batiza é Jesus”, disse.

As crianças que serão batizadas devem ter seus pais e padrinhos devidamente instruídos sobe o significado do Batismo e também sobre as obrigações que assumem perante Deus e a Igreja de conduzir a criança à vida cristã. “Os padrinhos são aqueles que continuam a obra dos pais e que na falta deles vem assumir toda a formação religiosa, até mesmo a manutenção da criança neste mundo. Os padrinhos devem ser pessoas escolhidas como pessoas de fé. Este deve ser o grande motivo pelo qual os pais devem entregar seu filho para determinado casal”, ressaltou Pe. Bráulio.

Veja também:

O representante comercial Jansen Pessoa acredita que é por meio do Batismo que a criança inicia sua participação na Igreja. “O importante é ensinar o caminho do bem, da Igreja, de Jesus e aconselhar sempre o casal. O padrinho tem uma responsabilidade maior”, disse.

O casal de engenheiros Ludmila Couto Tavares e Pedro Henrique Campos Tavares fez o curso de preparação antes de entregar a filha, Isabel, para o Sacramento. “Minha família toda é católica. Não seria diferente, quero que ela siga uma vida na religião que acredite em Deus, assim como eu e meu marido e os avós”, afirmou a mãe.

O pai completou: “Com certeza é um momento muito importante para a vida da criança. É um momento que estamos entregando a vida da criança a Deus e, principalmente, agradecendo por ter colocado essa criança em nossas vidas. Então, a partir deste momento, a criança seguirá uma vida cristã”.

“No momento em que o padre está derramando água sob a pessoa, o padre diz: ‘Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. E assim, pelo Batismo, temos a graça de sermos incorporados no corpo místico de Cristo, do qual Ele mesmo é a cabeça”, concluiu Pe. Bráulio.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno