Evangelização

Conferências e workshop marcam programação do Muticom

Encontro foi realizado em Goiânia com o tema Criatividade, Eficácia e Missão do Leigo na Igreja.

A equipe do Programa Pai Eterno esteve presente no Mutirão Regional de Comunicação (Muticom), organizado pela Arquidiocese de Goiânia. Com o tema Criatividade, Eficácia e Missão do Leigo na Igreja, o encontro foi uma preparação para o Mutirão Nacional de Comunicação, que será realizado no próximo ano em Goiânia (GO).  (Assista ao vídeo abaixo)

Talita Salgado, organizadora do evento, destaca a importância do tema: “Vai nortear todo o nosso evento. A criatividade para que nós, católicos, percebamos as séries de possibilidades de comunicação, para termos uma comunicação que seja genuína, não uma cópia daquilo que faz sucesso e é compartilhado, da eficácia do Evangelho, que é preciso que cada vez mais formemos à nossa Igreja para podermos apresentar Cristo e a missão a que somos chamados. Como católicos, nos colocar nas mídias e passar esses valores cristãos, da família e valores de comunidade, diálogo e encontro, que o Papa Francisco sempre pede”, pontuou.

Na programação do evento teve conferências, workshop e apresentações. “Estamos em preparação regional. Todas as dioceses estão realizando mutirões de comunicação e nós aproveitamos essa oportunidade para movimentar a comunicação até o ano que vem”, completou a organizadora.

Uma das conferências foi ministrada pelo professor Paulo Giraldi, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá. Ele falou sobre a missão do comunicador católico frente aos desafios das novas tecnologias. “Principalmente neste contexto de tecnologias digitais, uma reflexão do pensar a prática no processo de comunicação eclesial. Às vezes queremos copiar um modelo mercadológico que não se aplica à evangelização. Eu não faço para vender produtos, ou o marketing da fé. A fé não é isso. Trabalhamos uma mensagem que promove a vida. Então, a tecnologia é um processo para ajudar na evangelização, mas não é o fim da evangelização. Não posso deixar que a técnica me ocupe enquanto evangelizador e comunicador católico. Eu preciso usar as tecnologias para que me ajudem enquanto comunicador evangelizador “, afirmou o palestrante.

Veja também:

Ainda de acordo com o palestrante, outro desafio é repassar uma mensagem inter-religiosa, inclusiva, respeitosa e que promova o bem comum. “O que passamos deve ser independente de religião, o bem comum é para todas as pessoas que devem ser convidadas a fazer parte deste banquete, desta mesa”, destacou.

Cera de 20% das paróquias em Goiás tem Pastoral da Comunicação. Muitas estão em processo de implantação. Jaqueline Bárbara Sousa é secretária na Paróquia Bom Jesus, a Pastoral de lá é nova e, por isso, ela julga importante sua participação no Muticom. “É um ramo da Igreja que precisa de muita formação, pois lidamos diretamente com meios sociais, então a informação chega muito direta, precisamos estar atentos, ter este olhar mais caridoso e mais criterioso para transmitirmos realmente o que Jesus quer de nós”, disse.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno