Evangelização

Conheça a Basílica dedicada a Nossa Senhora de Lichen

A igreja foi construída depois das aparições de Nossa Senhora a um pastor de ovelhas que sempre visitava o local.

O Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 16, exibiu uma reportagem especial sobre o Santuário Basílica de Lichen, na Polônia, onde estão sendo rezadas as Novenas Internacionais até o dia 4 de dezembro. Cercado pela natureza, o lugar tem uma beleza singular e está entre os lugares mais visitados no país. A igreja foi construída depois das aparições de Nossa Senhora a um pastor de ovelhas que sempre visitava o local. A primeira aparição teria acontecido em 1850. (Assista ao vídeo abaixo)

Frequentemente um pastor de ovelhas ia para o bosque rezar e numa dessas idas, no ano de 1850, a Virgem Maria apareceu a ele pedindo que transmitisse ao povo seu desejo: que todos rezassem o Rosário e meditassem sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Dois anos depois, a fama da Imagem alcançou ainda mais pessoas. Era tempo de uma epidemia de cólera, a doença atingiu a população local. Alguns acontecimentos relacionados à epidemia foram prenunciados por Nossa Senhora em uma das aparições ao pastor de ovelhas. A população, então, começou a se reunir no local das aparições e a pedir pela intercessão da Virgem Santíssima.

Nossa Senhora de Lichen foi ficando cada vez mais conhecida. Até que um Santuário foi construído em homenagem a ela. Logo na entrada, um monumento com a imagem do Papa João Paulo II. Nela, um sacerdote oferece a igreja para ser abençoada pelo pontífice.

A torre do lado direito tem mais de 60 metros de altura e abriga o sino que foi batizado de “Maria, a mãe de Jesus”, que pesa cerca de 15 toneladas. Já a torre da esquerda, tem mais de 140 metros de altura, o que deu à igreja o título de uma das maiores do mundo. No total, o Santuário tem mais de 10 mil metros quadrados.

Veja também: 

A torre do Santuário está a 120 metros de altura. De cima é possível ver a cúpula da igreja e ter uma visão panorâmica da cidade. O local é aberto à visitação de turistas que costumam vir no verão que vai de abril a outubro.

Gente do mundo inteiro faz visitas durante o ano e se encanta com cada detalhe. O Santuário mariano é o sétimo maior em toda a Europa. O templo de Nossa Senhora de Lichen é a maior igreja da Polônia. A construção durou dez anos, entre 1994 e 2004, e já no ano seguinte, em 2005, devido à sua importância, o Papa João Paulo II deu a ela o título de Basílica Menor.

Toda a construção foi feita graças a doações de peregrinos e fiéis que se uniram para ver a igreja erguida, uma homenagem a Nossa Senhora de Lichen, também chamada de Santa Mãe das Dores. Quem contribuiu de alguma forma, ficou com o nome registrado em lugar especial do Santuário.

No Santuário tem plaquinhas com nomes das pessoas que contribuíram com a construção do Santuário. No espaço também há uma exposição com centenas de quadros que representam momentos marcantes na história da Polônia.

Já no subsolo da igreja, várias capelinhas. Em uma delas, a homenagem aos religiosos e religiosas que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Em outra capela, a homenagem é a São João Paulo II. A poltrona, que já foi usada por ele em 1999, durante uma visita à cidade, um quadro com sua imagem e vários objetos também utilizados pelo pontífice estão expostos.

No andar de cima, já no interior da igreja, 12 pilares sustentam a construção. Eles simbolizam os 12 apóstolos de Cristo. O piso todo de mármore, os detalhes na madeira dos bancos e toda a decoração e arquitetura deixam qualquer um impressionado. Nas paredes, decorações em afrescos e pinturas representam momentos importantes da vida de Cristo e ainda, momentos históricos da Polônia.

No altar, um quadro representa a aparição de Nossa Senhora ao pastor de ovelhas. O Santuário comporta dez mil pessoas. A parte antiga da igreja também é conhecida com Igreja Matriz. Muita gente passa pelo local para rezar e participar das missas diante do quadro milagroso de Nossa Senhora de Lichen.

Um dos lugares mais impressionantes e visitados é a Gólgota. Uma colina artificial de 25 metros. Ela foi toda feita em pedras e no alto, está a representação de Cristo sendo crucificado. Nela também tem a cena que relembra a aparição de Nossa Senhora ao pastor de ovelhas. A Gólgota fica em meio à muito verde, e dá mesmo a impressão de ser um bosque, local onde se deu a aparição da Virgem.

Nossa Senhora de Lichen profetizou momentos importantes na Polônia. Além da epidemia de cólera, ela também avisou sobre a 1ª grande Guerra Mundial, que seria deflagrada após 64 anos. Inúmeros milagres foram concedidos pela Virgem para quem a procurou em oração. A Nossa Senhora de Lichen, o sentimento é de gratidão por tanto amor.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno