Evangelização

Czestochowa, a capital espiritual da Polônia

Conheça os principais pontos de peregrinação do Complexo Jasna Góra e seus pontos de fé e devoção.

Czestochowa é conhecida como a capital espiritual da Polônia. Na cidade, um dos pontos de visitação e peregrinação é o Mosteiro Paulino, localizado na colina de Jasna Góra. É no local que fica o famoso quadro de Nossa Senhora de Czestochowa, também conhecida como a Virgem Negra. O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 21, exibiu mais uma reportagem especial sobre as Novenas Internacionais. (Assista ao vídeo abaixo)

Quem visita Jasna Góra, além de conhecer o Santuário, também tem a opção de fazer um turismo pelo complexo que tem outros pontos de visitação. O complexo conta com restaurante, dormitórios, centro vocacional e livraria. O mosteiro ocupa o maior espaço e tem ainda o museu dos 600 anos, com objetos antigos expostos: todos já foram usados em celebrações.

Nas Estações da Via Sacra, as imagens ficam sobre pedestais de mais dois de metros de altura e são rodeadas de árvores e muito verde, o que as deixa ainda mais bonitas. Quem visitar Jasna Góra também pode visitar a Capela de Adoração do Santíssimo Sacramento, passar pela Estátua de São João Paulo II e ainda conhecer a Gólgota de Jasna Góra, com quadros de um pintor polonês que retratam a Via Crucis.

“O conjunto de edifícios que aqui se encontram, mosteiro e lugares de culto, constituem uma fortaleza, um castelo fortificado. Já falei sobre a guerra contra o exército da Suécia que invadiu a Polônia, fato que aconteceu séculos atrás. Já antes desse cerco, realizado pelo exército sueco, um dos reis da Polônia, destinou uma considerável soma de dinheiro para fazer fortificações ao redor de Jasna Góra, para fazer dela um castelo fortificado para poder se defender dos ataques dos inimigos suecos. Os trabalhos, realmente, foram feitos. Jasna Góra, como sabemos da história, conseguiu resistir aos assaltos, às tentativas de invasão, conseguiu-se defender e defendeu, também, o país todo. E por isso, tornou-se, desde então até hoje, de maneira simbólica, como se fosse uma fortaleza, um castelo fortificado, que defende a fé, como um espaço em que as coisas de Deus sempre prevalecem. É uma consciência muito importante que as pessoas têm. Jasna Góra constitui um belíssimo complexo de mosteiro e santuário”, contou Przemyslaw Marcin Jaskurzynski, guia de Jasna Góra.

Jasna Góra é um complexo com muitos pontos de fé e devoção. Ninguém se perde por lá e, se precisar, tem a ajuda no Centro de Informação, que pode tirar todas as dúvidas relacionadas à visitação. O acesso ao complexo é de admirar. Ele fica dentro de um parque, com caminhos cheios de árvores e muito contato com a natureza. Jasna Góra é um lugar cheio de paz, ideal para vivenciar momentos de fé. “Há, ainda em Jasna Góra, espaços para hospedagem, casas para peregrinos, livrarias, lojas diversas, lembranças do santuário, etc., realidade comum a todos os santuários”, concluiu Przemyslaw Marcin Jaskurzynski.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno