Evangelização

O milagre eucarístico do Corpo e Sangue de Jesus

Saiba mais sobre o acontecido na Igreja de Santo Antônio, na Sokólka, Polônia, em 2008.

Eis o Mistério da Fé! Com estas palavras, em todo o mundo, durante a celebração da Santa Missa, acontece o milagre da Consagração do Pão e do Vinho, que se tornam verdadeiramente Corpo e Sangue de Cristo. Em um domingo comum na Igreja de Santo Antônio, que fica na cidade de Sokólka, nordeste da Polônia, esse acontecimento foi além.  A santa missa celebrava a beatificação de um padre e ninguém poderia imaginar que naquele dia aconteceria aqui, um milagre eucarístico.

Foi na Santa Missa em 12 de outubro de 2008, que uma hóstia consagrada caiu das mãos de um dos sacerdotes, durante a distribuição da Comunhão. Naquele momento ele parou com a distribuição e, de acordo com as normas litúrgicas, colocou a hóstia em um recipiente com água que serve para o padre lavar as mãos depois da comunhão. A hóstia deveria se dissolver.

Ao final da celebração, como a hóstia ainda não tinha se dissolvido e levaria certo tempo pra isso acontecer, o padre Stanislaw Gniedziejko, que já era pároco na época, pediu a uma irmã que guardasse o recipiente no cofre que fica na sacristia. Somente ele e a irmã tinham as chaves.

“Durante esta dissolução na água, uma mancha vermelha apareceu na forma de sangue coagulado. Foi uma grande surpresa para nós. Informamos o Arcebispo Metropolitano. Ele, professores e padres vieram. Eles assistiram esse sinal, pensativo, todos se perguntaram o que poderia significar”, afirmou Pe. Stanislaw.

Até meados de janeiro de 2009, cerca de três meses depois de a hóstia ter caído no chão durante a missa, o fragmento secou de forma natural e permaneceu com o coágulo de sangue. Para analisar melhor o caso, uma comissão eclesial foi criada. A hóstia foi recolhida e encaminhada a professores especialistas de uma Universidade de Medicina de Bialystok, cidade a cerca de 40 minutos de Sokólka, onde tudo aconteceu. Após as análises, a documentação foi entregue à Cúria Metropolitana.

Cerca de um ano depois do início de toda essa história, veio a conclusão dos estudos que  foram feitos: a estrutura do fragmento da hóstia é idêntica a um tecido do músculo do coração de uma pessoa viva, mas em estado de agonia. A estrutura da fibra do músculo do coração e a estrutura da hóstia estavam interligadas de forma que seria impossível ter acontecido ali uma intervenção humana.

Veja também:

“Este evento eucarístico que aconteceu neste templo é de grande importância para os cristãos. Eu acho que é importante para o mundo todo. Jesus através deste sinal eucarístico, através desta revelação de uma partícula do seu coração amoroso, lembrou aos católicos, pessoas que a Eucaristia, o Santíssimo Sacramento é o verdadeiro corpo e sangue do Jesus Cristo. Ele nos lembrou a verdade de que Ele está conosco, Ele é o milagre de Deus, que Ele está na Igreja. Ele nos lembrou de suas palavras quando falou na terra palestina antes de sua partida: Eis que estou com vocês todos os dias até o fim do mundo. E através deste evento e deste sinal eucarístico, Jesus realmente queria nos dizer: Eu estou com vocês!”, relatou o pároco.

No dia 2 de outubro de 2011, praticamente três anos depois, uma missa solene foi celebrada para apresentar aos fiéis a partícula do Corpo de Cristo com o coágulo de sangue. Ela foi colocada junto com o Santíssimo na Capela da Virgem do Rosário, que fica dentro da Igreja de Santo Antônio. O local recebe fiéis diariamente, até mesmo crianças que aprendem desde cedo sobre a importância de tudo o que aconteceu. “Este milagre nos dá toda a fé e esperança de que o Senhor Jesus está entre nós”, disse a fotógrafa e devota, Justyna Mincer.

Um acontecimento que confirma o que é professado pela Igreja Católica quando diz que pelo poder do Espírito Santo, pão e vinho se transformam no Corpo e Sangue de Cristo. Esse milagre eucarístico pode ser entendido como um chamamento de Cristo, para que cada fiel receba a Eucaristia com adoração. “O milagre estimula todos nós a um maior respeito pela Eucaristia e ao uso desta presença viva de Cristo no Santíssimo Sacramento. Ele nos mobiliza para que possamos confiar nossos assuntos ao Senhor Jesus e à Mãe de Deus. Vejo que o Senhor Jesus de alguma forma lembrou-se dele, mas também nos lembrou de onde devemos procurar ajuda e apoio. E nós estamos certos em cantar em um dos cantos religiosos: O Senhor é o poder do seu povo! E isto é a mensagem deste evento eucarístico”, concluiu Pe. Stanislaw.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno