Notícias

Saiba mais sobre a coroa do Advento

Velas são acesas a cada domingo até a chegada do nascimento do Menino Jesus. Confira!

O Advento é o período litúrgico que antecede o Natal e alguns símbolos são utilizados para celebrar a época. A coroa do Advento é um deles e o Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 5, exibiu uma reportagem especial e explicou o real significado deste tempo de espera pelo nascimento do Menino Jesus. (Assista ao vídeo abaixo)

A aposentada Nitiara Maria Batista de Azevedo mostrou que sabe direitinho o significado do Advento. “Ele nos prepara para um tempo de mudança, de fortaleza, esperança e firmeza na fé”, disse.  Irancleide Ferreira Alves, empresária, completou: “A visita mais importante que a Terra já recebeu, a do Menino Jesus”.

De acordo com o Mons. Luiz Gonzaga Lôbo, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, uma vela da coroa é acesa a cada domingo até a chegada do Natal. “Simbolizando assim a preparação que aquela comunidade está fazendo para receber Jesus Cristo. Cada vela significa um passo que estamos dando através da Palavra de Deus, da celebração, da Eucaristia. Então, preparamos para a chegada do Senhor”, disse.

Eliane Neves Correia, aposentada, sempre participa das missas e acompanha a preparação. “Eu acho que a cor do Advento é a roxa porque é o momento de nos resguardarmos , ficarmos mais contidos, momento de nos aproximarmos mais de Deus”, comentou.  Já Berenice Costa, aposentada, acha que é a cor do Advento. “Porque o Advento é uma preparação para o nascimento de Jesus”, completou.

Veja também:

Ainda segundo o Mons. Luiz, a cor roxa no Advento não quer expressar penitência como na Quaresma, período em que desenvolvemos a penitência, a conversão, o jejum. “No Advento é  mais no sentido de uma vigília, uma espera consciente que o Senhor virá ao nosso encontro. Então, é uma preparação séria, nós colocando nos caminhos de Jesus Cristo para celebrar a sua vinda”, explicou.

De acordo com ele, é uma tradição porque são símbolos mais populares do Advento e alguns lugares colocam velas brancas, outras colocam cada domingo uma cor, são quatro velas. “A tradição diz que são três roxas e uma rosa, a do terceiro domingo do Advento, o domingo da alegria, simbolizando que o nascimento de Jesus está próximo. É  esperança pelo Senhor que vem” , concluiu o pároco.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno