Notícias

Um alerta: cuidado com o consumo de açúcar!

Ele tem benefícios, mas se consumido em excesso pode ser um grande vilão para a saúde.

Apesar de o consumo do açúcar ser algo prazeroso e que acalma muita gente, ele também pode ser um grande vilão para a saúde, se houver excesso. Obesidade, diabetes e cárie nos dentes são exemplos de males causados pela alta concentração de açúcar no corpo.

A nutricionista Gabriela Amaral explica que não é preciso cortar totalmente o consumo, mas ter um equilíbrio: “O açúcar não é só vilão. Ele também tem seus benefícios. Por exemplo, é ele que disponibiliza a glicose, que é uma fonte energética ótima para atletas. Outro benefício é que o açúcar está relacionado com a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, de humor e regula também o sono”.

Uma alternativa é a substituição do açúcar tradicional por outros tipos mais saudáveis. “Para adoçar um café, um suco, podemos usar o açúcar de coco, o mascavo, que são opções mais nutritivas que o açúcar cristal”, sugere a nutricionista.

Refrigerantes e sucos artificiais são exemplos de produtos industrializados que fazem muito mal à saúde. “Esses alimentos têm muito açúcar. Uma latinha de refrigerante tem em média 37 gramas de açúcar, uma caixinha de suco de 200 ml, tem 25 gramas de açúcar. Então, a recomendação diária do consumo é de 5%, no máximo 20 gramas por dia”, pontua Gabriela.

A nutricionista deu algumas dicas de como é possível consumir açúcar sem prejudicar a saúde: “Uma excelente opção são as frutas. Elas têm frutose, que está aliado com vitaminas, minerais. Podemos consumir também as frutas desidratadas, mas elas têm uma concentração alta de frutose, portanto também é preciso consumir com moderação”.

Para a garantia de uma vida saudável e um corpo ativo, livre de doenças, a receita é simples. “Podemos prevenir através da boa alimentação. Com variedades, com alto consumo de frutas, verduras e evitar o consumo de industrializados”, concluiu a nutricionista.

Lívia Máximo
Jornalista Afipe

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno