Notícias

Metas definidas, hora de colocar em prática

Segundo especialista em produtividade, clareza na hora de definir metas é essencial para que elas se realizem.

Passada a época de planejamento que costuma sempre acontecer no início de um novo ano, vem o momento de colocar a lista de metas, projetos e sonhos, em prática. Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, fazer os novos projetos virarem realidade não é tão complicado. Pelo menos é o que diz a Tathiane Deândhela, especialista em produtividade. Segundo a coach, a falta de clareza na hora de definir metas é um dos grandes obstáculos responsáveis por impedir que muita gente cumpra o que deseja. “Todos os objetivos precisam ser específicos. Quanto mais detalhado, melhor”, ressalta Tathiane.

Clareza, disciplina e foco! Estes foram alguns dos pilares usados pelo fotógrafo Danilo Eduardo para chegar ao resultado planejado. Assim como boa parte da sociedade, o fotógrafo definiu várias metas no início do ano, a principal era fazer uma reeducação alimentar com a ajuda de um nutricionista. E, em dois meses e três semanas, sem ajuda de procedimentos cirúrgicos, 23.5kg foram eliminados. “Não tem segredo, é preciso ter foco, disciplina e muita força de vontade. Eu tive que mudar a mente! Se a cabeça não mudar, o corpo não muda, nada muda”, comemora.

O Missionário Redentorista Pe. Welinton Silva chama a atenção para o lado espiritual, ele avalia que este é um pilar de fundamental importância para a concretização dos planos e metas. “É indispensável estabelecer metas seja a longo, médio ou curto prazo sem se preocupar com a espiritualidade. Portanto, para um ano mais próximo de Deus é necessário planejamento também. Por exemplo, dedicar uma parte do tempo para momentos de oração antes de dormir ou durante a rotina do dia. Seja rezar com terço em casa ou visitar o Santíssimo Sacramento. Todas essas atitudes são válidas para estabelecer um diálogo com Deus”, ressalta.

Planejamento

Tathiane afirma que a dica mais eficaz para alcançar os resultados desejados é simples: planejar com detalhes as metas anotando. Porém, ela afirma que menos de 20% das pessoas cumprem o planejado. Foi o que aconteceu com a corretora Denise Noleto que, além de não cumprir as promessas feitas no início de 2018, acabou também se descuidando da saúde. “Eu adquiri gastrite e úlcera! Então, eu deixei todos os problemas em 2018 para, em 2019, começar novamente inteira. Na correria do dia a dia, a gente não para pra se alimentar bem, em um horário fixo. Não dorme direito, não faz atividade física e acaba deixando a saúde de lado. E é isso que eu não quero pra minha vida neste ano”, planeja.

A psicóloga e coach Janete Schulz acredita que o primeiro passo para que as promessas de ano novo sejam alcançadas é que elas comecem com um bom planejamento, a partir de uma meta alcançável e estabelecendo prazos. “A data! Sabe o que ela faz conosco?! Ela nos faz correr. Pode ter certeza que na hora que você consegui-la, vem alegria, vem a autoestima e você estará preparado para a segunda meta”, destaca.

“A motivação para elaborar um novo projeto, uma nova meta deve ser algo particular. Isto é, algo que vem de dentro, uma necessidade, um desejo do próprio indivíduo e nunca algo externo, material”, orienta Janete.

Para que o planejamento não se torne algo impossível, O Missionário Redentorista Pe. Welinton Silva reforça sobre a sabedoria e o discernimento na hora de planejar e também na hora de colocar em prática. “Não adianta querer algo fora da sua realidade ou que vá demandar anos e anos. É importante começar, sempre, da meta menor para a maior. E ter a disciplina para acompanhar de perto, avaliando a necessidade de mudar ou continuar com aquela estratégia. Exemplo, pra quem decide orar e que começou com pequenos momentos sempre antes de dormir, pode aumentar as orações ao perceber que já virou rotina”, orienta.

Passo a passo para realizar suas metas:

  • Análise da meta em relação à realidade:
    Analisar se este projeto realmente tem a ver com você. Isto é, pensando e repensando se é algo que você gosta muito e que realmente deseja.
  • Ajuda de outras pessoas:
    Não deixe de dividir o seu sonho com as pessoas certas, aquelas que você confia e sabe que estarão ali para te estimular a ir em frente. Um bom exemplo é quando precisamos perder peso, sozinho é muito mais difícil, mas se tem os amigos ou a família motivando e apoiando, consequentemente as forças se renovam!
  • Detalhamento do objetivo:
    Definir tudo o que está relacionado ao seu objetivo! Por exemplo: se você quer fazer uma viagem, contabilize os custos, os lugares que pretende visitar, as compras que pretende fazer e aproveite para detalhar quanto você precisará economizar mensalmente pra atingir o seu objetivo.
  • Foco e concentração:
    Esteja sempre atento aos obstáculos “sabotadores” e se livre deles o quanto antes. Tente esquecer as situações externas, um exemplo é “parar de olhar a grama do vizinho”, conforme o velho ditado. Deixe de lado a impressão de que a vida do outro é melhor e mais fácil. Apenas, foque no seu próprio objetivo!
  • Metas visuais:
    Selecionar imagens e/ou figuras que representem cada sonho e os detalhes para alcançá-los e colocar o prazo definido ao lado de cada uma. Olhar todos os dias para esse material irá reforçar o objetivo e dará força para seguir em frente!
  • Prazos realistas:
    É preciso estipular os prazos conforme a sua rotina e tempo. Não adianta acelerar o processo no início, sendo que esse não é o seu ritmo de fazer as coisas. Essa dica é muito importante, pois, se não for feita, o cansaço chegará muito mais rápido. 
  • Revisão:
    Acompanhar o andamento da meta é indispensável, isso porque ver o que já evoluiu e o que ainda falta, permite repensar se compensa continuar ou não e até mudar as estratégias para que seu objetivo seja alcançado.

Esta matéria foi elaborada para a Revista Pai Eterno edição de fevereiro. Você pode conferir outros temas da edição por meio deste link.

Fonte: [:es]Afipe[:en]Afipe[:pt]REVISTA PAI ETERNO[:]
Tags: planejamento

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store